quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

REGENERAÇÃO (3)




SPURGEON
“Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3:3)
         (continuação)
         Vocês estudaram biografias, e às vezes contam histórias sobre suas experiências com Deus. Vocês as copiaram das biografias de bons cristãos; vocês andaram com cristãos e sabem como eles falam. Talvez vocês até têm um jeito puritano; vocês andam pelo mundo como professores; quem os observasse, não perceberia a diferença. Vocês são membros da igreja, foram batizados, participam da Ceia do Senhor, talvez até sejam diáconos ou presbíteros, estendem o cálice para os outros. Vocês são tudo o que cristãos podem ser, só que não têm um coração cristão. Vocês são sepulcros caiados, cheios de podridão por dentro, mesmo que bem enfeitados por fora. Tomem cuidado! É impressionante como um pintor pode chegar perto da expressão da vida, e mesmo assim a tela está morta e sem movimento; é igualmente impressionante como alguém pode chegar perto de ser cristão e ser excluído do céu pela regra absoluta, por não ter nascido de novo. Com toda sua profissão de fé, com toda a pompa da sua alegada vida cristã e com todas as plumas esplêndidas da experiência, ele tem de ser afastado dos portões do céu.
         “Você não tem compaixão, Sr. Spurgeon”. Não me importo com o que você está dizendo. Não quero ter mais compaixão do que Cristo. Não fui eu quem disse essas coisas: Foi Cristo. Se você tem algum problema com Ele, resolva-o aqui. Não sou eu quem fiz esta verdade, apenas sou Seu porta-voz. Eu achei isto escrito: “Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”.
         Observe agora a maneira de se obter a regeneração. Creio que aqui não há ninguém tão estúpido, que eu tenha atraído alguém tão sem cérebro, que ainda creia na doutrina da regeneração pelo batismo. Sim, tenho de mencionar isto rapidamente. Há pessoas que ensinam que algumas gotas de água espargidas sobre a cabeça de um bebê o regeneram. Imaginemos que seja assim, e eu encontro estes regenerados vinte anos depois. O ganhador do premio da loteria é um homem regenerado. Sim, regenerado porque foi batizado na infância. Você consegue ouvi-lo praguejando e blasfemando de Deus? Ele está regenerado, creia em mim; o pastor pôs alguns pingos de água na sua testa. Você está vendo o bêbado cambaleando pela rua, a peste da vizinhança, brigando com todo mundo e batendo em sua esposa, pior que um selvagem – ele é regenerado! Observe a multidão reunida na rua. A forca foi levantada, está para ser executado um homem cujo nome deveria ser banido por toda a eternidade, de tão maligno. Ele é regenerado, sim, porque foi batizado na infância. Ele estava regenerado enquanto misturava seu venene e o administrava em pequenas doses, para causar dor infinita e uma morte lenta. É claro que ele é regenerado! Se isto é regeneração, não vale a pena sê-lo; se é isto que nos liberta para o reino do céu, então o evangelho é realmente licencioso; não há mais nada a dizer sobre ele. Se este é o evangelho, que todas estas pessoas são regeneradas e serão salvas, só podemos dizer que seria obrigação de qualquer pessoa no mundo rejeitar esse evangelho, porque é tão incoerente com os princípios mais comuns de moral que não pode ser de Deus; deve ser do diabo. (continua)
 







           

Nenhum comentário: