quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

O PREÇO ATERRORIZANTE DO PECADO (22)



Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” Romanos 6:23.
GRAÇA EM CONTRASTE COM A MORTE (continuação):
         Prezado leitor, quão precioso e profundo é este tão conhecido verso de Romanos! Estamos conhecendo o triunfo eterno da graça onde o pecado mostra seu abundante serviço, operando a morte em toda descendência caída de Adão. Na meditação anterior pude mostrar a reação do mundo contra a graça, especialmente em forma religiosa. Rapidamente mostrei o quanto o orgulho do coração impenitente desencadeia uma verdadeira guerra contra a verdade revelada.
         Continuemos em buscar o conhecimento das atividades da graça, mesmo em meio à perversidade e ingratidão dos homens na presença de tanta bondade do Senhor. A turbulência do mundo, a raiva dos homens contra Deus e a ferocidade do príncipe deste mundo fazem com que a graça venha brilhar ainda mais. Ah! Nada atinge esse reino de amor eterno! Nada perturba o coração gracioso! Nada, absolutamente nada pode alterar os atos de misericórdia do Senhor! Grandiosa é a força da Sua longanimidade em atuar no meio dos homens a fim de conceder vida aos mortos. Notemos como a presença da graça traz o ambiente próprio para a humilhação.
         Veja caro leitor como a humilhação do pecador é o maior espetáculo a ser presenciado! Medite na história bíblica a respeito do rei Acabe narrada no cap. 21 de 1Reis. Aquele pervertido monarca usou sua mulher para assassinar um homem inocente, a fim de tomar-lhe a vinha que estava ao lado do palácio. O profeta Elias chegou para apontar-lhe a culpa e vaticinar-lhe o julgamento de morte que fatalmente cairia sobre ele e sua descendência. A ira divina pesava sobre a cabeça daquele covarde rei. Mas eis que a reação de Acabe foi impressionante. Ele se humilhou. Incrível! Acabe foi ao pó no desespero ao inteirar-se da miséria que cairia como uma catástrofe sobre sua cabeça. Que prazer tem o Senhor Deus de uma alma humilhada! Por isso imediatamente adiou o juízo sobre o rei Acabe, quando disse para Elias: “Não viste que Acabe se humilha perante mim?...” (1Reis 21:29).
         Amigo leitor, o Filho de Deus conquistou na cruz a poderosa e triunfante vitória contra o pecado e contra a morte. Quão forte é a morte em todos os sentidos! Porém, ela jamais poderia qualquer coisa contra o Autor da vida (Atos 2:24), pelo contrário, o poder de Deus foi que subjugou completamente a tirania da morte, rompendo-lhes os grilhões (Atos 2:24). Já vimos como nós os homens não passamos de pobres vermes ante a ferocidade daquela que mostra no mundo inteiro sua tremenda força. Vimos como ela arrancou a verdadeira vida de toda descendência de Adão; vemos o que sofremos em nossos corpos mortais a cada dia, certos que enfrentaremos fisicamente seu último nocaute; e ela não completa seu macabro trabalho enquanto não atirar as almas ao inferno que nunca diz “basta”.
         Quando o Pai ressuscitou Seu Filho algo inédito aconteceu! Um homem morreu, porém ressuscitou! Incrível! Sua ressurreição foi para nunca mais morrer, e tal fato aterrorizou todo império das trevas e aniquilou toda força do mal, fazendo com que a própria morte agora trabalhe para o reino de Deus. De que maneira?: “Preciosa é, aos olhos do Senhor a morte dos Seus santos” (Salmo 116:15), e eis o que um crente ameaçado pelo impacto das perseguições pode exclamar: “Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?” (1Coríntios 15:56).
         Amigo leitor, sem Cristo sua alma está aprisionada em seu corpo, sentindo os terrores do pecado. Não há segurança numa alma que não foi regenerada, por isso tudo é perturbação ante as ameaças da morte. Que momento precioso para cair em quebrantamento perante o bendito Salvador e Senhor! Invoque agora o Nome Dele para que você seja eternamente salvo.
          

Nenhum comentário: