quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

VIDAS PIEDOSAS (9)



“Feliz o homem constante no temor de Deus; mas o que endurece o coração cairá no mal” Provérbios 28:14
A IMPIEDADE DEFINIDA: “... mas o que endurece o coração virá a cair no mal.”
               Caro leitor, o homem piedoso é alguém cujo coração foi transformado pelo poder da graça, por essa razão carrega o sábio temor do Senhor. O homem ímpio é exatamente o oposto. Precisamos julgar as coisas não pela aparência, mas sim pelas Sagradas Letras. Vivemos em dias difíceis, quando os perversos costumam encobrir seus corações com atividades religiosas, assim como faziam os fariseus nos dias de Jesus. Satanás tem lutado com todas as formas de engano, para enfim dizer que todos são iguais, que todos têm o mesmo Deus e que no fim todos irão para o céu.
               Mas vamos avançar um pouco mais nessa parte final do verso de Provérbios. O que acontece com o ímpio? Ele tem seu coração endurecido. Note bem que é um ato dele: “...mas o que endurece...”. Todos os homens no pecado agem e vivem assim. O que significa isso? O endurecimento do coração é a atitude natural do homem em relação à Palavra de Deus. O leitor pode agora lembrar de Faraó, conforme o relato de Êxodo. Ali estava o arrogante monarca assentado em seu trono, ostentando sua glória e no coração acreditando que nada desmancharia seus planos de continuar usando o povo hebreu como escravo. Até que ao receber Moisés e Arão, então pode ouvir o “assim diz o Senhor”. Desde o começo até o fim desse episódio seu coração orgulhoso foi resistindo a ordem do céu, até que o próprio Deus endureceu seu coração. Então não houve mais remédio, senão caminhar em sua soberba para a morte.
               Quando o coração está endurecido, perigos eternos rondam constantemente uma alma. Mesmo aquele que parece convertido. Em Atos 8 Lucas afirma que Simão abraçou a fé. Foi ele quem correu lá e tomou a decisão de ser crente. Afinal, os milagres eram notórios e eram motivos de verdadeiros espetáculos aos olhos do povo. Quando abraçou a fé, a vida de Simão mudou? Absolutamente não! Seu amor às riquezas não foi tirado mediante o arrependimento, por isso logo procurou saber como poderia receber poder para realizar os mesmos milagres.
               Caro leitor, não pensemos que por estar numa igreja, cantar, orar e conhecer a teologia bíblica alguém é automaticamente piedoso. Já conheci elementos que fizeram seminário e mostraram ser poderosos na pregação. Mas a verdade é que jamais tiveram seus corações transformados pela graça, por essa razão caíram em hediondas práticas pecaminosas, nas quais ainda vivem. O que acontece é que periga ainda mais para a alma quando a pessoa recebe mais ensinos; quando ficam convictos que pertencem a Deus, porque outros afirmaram isso, etc. Tudo isso pode tornar uma camada grossa para encobrir as maldades de seus corações. Quanto prejuízo vem para a causa do evangelho!
               Caro leitor, não me entenda mal. Não estou dizendo que o homem piedoso não está sujeito a cair em hediondos pecados. Deus normalmente permite que Seus santos revelem suas terríveis fraquezas. Abraão para se livrar do perigo de morte mentiu dizendo que Sara era sua irmã. Foi um ato covarde daquele homem tão piedoso. Mas o fato é que os santos de Deus voltam imediatamente para o Senhor quando sofrem uma queda. Foi assim com Davi (2 Samuel 12), pois quando soube da sua terrível maldade cometida num adultério e num homicídio, imediatamente entrou em angústia e confissão perante o Senhor (Salmo 51).
               Porém, no tocante ao ímpio é diferente. Ou ele foge, ou simplesmente utiliza seus conhecimentos para criar uma “gordura” religiosa em torno do seu coração. Ó que situação terrível, quando a Palavra de Deus não toca mais e homens e mulheres se tornam insensíveis!

Nenhum comentário: