quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

A SUFICIÊNCIA DA SALVAÇÃO DE DEUS (4)



Quem, ó Deus, é semelhante a ti; que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a Sua Ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia  MIQUEIAS 7:18-20
   INTRODUÇÃO:
         Caro leitor, ainda na introdução temos mais dois assuntos que envolviam a sociedade apóstata nos dias de Miquéias. Já vimos que tudo começou com o afastamento da verdade, então a escuridão do mal e a manifestação das perversidades começaram a surgir. Ainda temos no cap. 7:
         6.      Ambiente de completa desconfiança: “Não creiais no amigo, nem confieis no companheiro. Guarda a porta da sua boca Àquela que reclina sobre o teu peito” (7:5). Veja caro leitor, quando entre os homens todos são indignos de confiança. Vemos no texto que no ambiente familiar a mulher não pode confiar no marido, nem este em sua esposa. Certamente o ambiente torna-se indomável, quando homens e mulheres perdem o caráter. Quando não há mais respeito mútuo todos têm medo, especialmente os mais fracos. É o que está ocorrendo em nossos dias, quando em todos os setores da sociedade os homens estão manchados, perderam a vergonha, porque amam mais o lucro pessoal do que o bom nome.
         7.      Destruição da família: “Porque o filho despreza o pai, a filha se levanta contra a mãe, a nora, contra a sogra; os inimigos do homem são os da sua própria casa” (7:6). Quando a família sofre destruição é como se explodisse uma bomba atômica. A família é a bênção maior de Deus neste mundo. Ela é destruída quando os pais deixam de ser exemplos. Foi assim nos dias de Miquéias, pois claramente vemos que faltou a verdade nos lares, responsabilidade dos pais. Os filhos não foram ensinados a temer ao Senhor; foram deixados entregues a si mesmos, por essa razão perderam o respeito pelos pais. É exatamente isso o que ocorre em nossa caótica sociedade, em pleno século 2, pois bombardearam a família, o lugar de aprender respeito, segurança; onde os filhos devem aprender com o bom exemplo dos pais. Quando não é visto mais homens, pais exemplares, nem mães virtuosas, os quais servem de modelos para seus filhos.
         Diante dessa situação tão caótica na sociedade, eis que o profeta anuncia a poderosa salvação de Deus para os pecadores. E esses pecadores são vistos como o resto da sua herança. Embasados nessa verdade, vamos conhecer essa salvação maravilhosa e perfeita, especialmente diante desse caos de iniquidade que reina em nossa cidade e em nosso país. Quando não há mais solução; quando o que se espera é o castigo de Deus sobre uma sociedade, onde está a esperança? Onde podemos achar socorro? Há possibilidade de que o mal possa ainda ser retirado? Há esperança de que os homens possam respirar uma atmosfera de bênção e alegria neste mundo? É agora que deixo a introdução para entrar na apresentação dessa mensagem poderosa dessa salvação de Deus.
         Ora, no verso 7, quando tudo parecia desesperador, eis que o profeta ergue sua voz e anuncia o lugar onde a fé busca resposta: “Eu, porém, olharei para o Senhor e esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá”. Notemos no texto os atos da verdadeira fé: Primeiro, há um só lugar onde buscar socorro. Segundo, há uma disposição de perseverança. E em terceiro lugar, há absoluta confiança nesse Deus.
         Caro leitor, foi assim que grandes homens de Deus assaltaram o céu em busca de socorro. Foi assim que, quando tudo parecia perdido, quando tudo era desesperador, homens de fé bateram insistentemente na porta do céu, na busca de um Deus que é riquíssimo em misericórdia. O momento agora é para que tiremos os olhos do homem, da sociedade, desse covil da perversidade. A porta da graça está escancarada! O Senhor não se afastou do Seu trono de graça! Então, veremos o que Ele faz em favor dos pecadores.

Nenhum comentário: