terça-feira, 16 de dezembro de 2014

O PREÇO ATERRORIZANTE DO PECADO (20)



Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” Romanos 6:23.
GRAÇA EM CONTRASTE COM A MORTE:
         Prezado leitor, que nossos olhos estejam abertos para conhecer as maravilhas dessa graça superabundante! Que nossos corações fiquem pasmados ante a ação do pai e do Filho na nova criação, concedendo vida aos mortos. O Deus da Bíblia opera maravilhas, chamando à existência eterna pecadores que tombaram em Adão: “Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5:12). Entremos no território onde reina o pecado e a morte para que conheçamos um pouco mais as maravilhas da graça soberana.
         Outro detalhe de preciosíssima importância é que a graça expõe sua admirável bondade. Deus estendeu sua farta mesa de provisão para todos. Os homens no mundo inteiro têm do reino de Deus tudo o que precisam, aquilo que jamais o reino de satanás pode providenciar, como chuva, sol, água, comida, ar, etc. No Salmo 104 vemos essa magnitude de bondade, revelando a ternura e riqueza do Senhor em conceder que homens, mesmo vivendo no pecado sobrevivam fisicamente do próprio Deus.
         Amigo leitor pode você compreender os tremendos atos da graça? O império das trevas ainda não foi banido porque o grande Senhor está sendo glorificado mediante a força inaudita da graça em pleno território de escravidão do pecado. Veja a reação do coração maligno dos homens, porquanto cercados de provisão para sua manutenção física e mental, resolutamente estão dispostos a blasfemar de Deus. Quão aterrorizante é a resistência do pecado! No pecado os olhos cegos de homens e mulheres são impedidos de conhecer a glória de Deus na criação, por isso jamais darão graças (Romanos 1:21). A arrogância do pecado faz com que eles jamais se curvem perante o trono invisível, seus lábios proferem insultos e toda disposição é para louvar e adorar a criatura em lugar do criador. Estão sempre prontos a desafiar e apontar suas armas contra a Onipotência; continuamente tentam se esconder da Onipresença e pelos seus atos de contínua desobediência ignoram a Onisciência.
         Ah! Será que a graça está sendo derrotada? Jamais! Será que as armas das trevas conseguem enfraquecer o reino de amor? Jamais! Por quê? É simples! No território de desgraças e maldades do pecado e da morte, o Senhor como que, pavimentou o caminho para o livre exercício de Sua misericórdia. Glória ao Seu Nome! As armas da milícia maligna jamais poderão enfraquecer, nem empobrecer o reino de Glória! Encaremos essa verdade que aparece de forma tão cristalina no Salmo 136. Ali cada verso termina com a frase: “...porque a Sua misericórdia dura para sempre”. Quando pensamos que o reino de trevas parece ser triunfante contra a graça, ignoramos o fato que a justiça e o juízo do Senhor estão em plena atividade. Veja no Salmo 136 o pleno desenrolar do juízo e da graça: “Aquele que feriu os primogênitos no Egito...”; “Aquele que feriu grandes reis...”; “Aquele que matou a famosos reis...”. Mostrei apenas os atos de justiça do Senhor revelados nesse impressionante Salmo. Mas não ignore o motivo maior que brilha em toda extensão desses 26 versos: “...porque a Sua misericórdia dura para sempre”. Lanço mão da frase tirada de um belo hino a fim de deixar ainda mais clara esta verdade:
                                      “No céu, na terra, que maravilhas!
                                       Vai operando o poder do Senhor”
         Meu caro leitor, que tal verdade venha trazer temor ao seu coração. Que a graça do Senhor visite sua pobre alma, a fim de que seja tirada das trevas para a maravilhosa luz. Que você se humilhe perante o maravilhoso Senhor e Salvador e assim conheça a verdade dessa tão grande salvação que transborda o coração de alegria.
                 


Nenhum comentário: