segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

O DIAGNÓSTICO DE DEUS ACERCA DA ALMA



“Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé”. Habacuque 2:4.
As Sagradas Escrituras são tremendamente reveladoras. Eis a razão porque o homem no pecado foge dessa luz perscrutadora da revelação inspirada. Neste pequeno, mas impressionante livro o profeta está sem saber por que Deus suscitaria um povo tão perverso como os caldeus para servir de instrumento punitivo. Na resposta dada ao profeta Deus mostra que o homem no pecado revela o que é por fora no seu tão terrível orgulho e onde ele pode chegar se for deixado solto. Esta verdade é o fato a respeito de todos que não foram salvos de seus pecados e transformados por Deus em novas criaturas. Em humilhação permitamos agora que esse verso venha a dar um verdadeiro diagnóstico a respeito de nossa condição espiritual, se ainda estamos vivendo no pecado, ou se fomos feitos justos por Deus.
        Primeiramente, o homem é revelado do lado de fora: “Eis o soberbo!”. Deus não olha o homem como nós costumamos olhar. Nós fazemos distinção entre um perverso, criminoso e uma pessoal amável, social, religiosa, etc. Mas Deus afirma que o problema do homem no pecado é visto na sua soberba, ou orgulho inflamado, isto é, na sua disposição de prosseguir vivendo em hostilidade à liderança de Deus. Noutras palavras, a essência do pecado é o orgulho. É da soberba que brota todo tipo de iniqüidade e perversidade. O pior é que isso fica de tal modo encoberto no coração que a própria pessoa não enxerga, vivendo assim enganada pelo poder ludibriador do pecado.
        Na segunda lição o Senhor em Seu diagnóstico revela onde está o foco do problema: “Sua alma não é reta nele”. Aí está. O problema do homem é o pecado que reina no trono de seu viver causando tortuosidade na alma. Se a alma está torta, o viver será torto e não há nada que possa mudar o homem por fora. Vamos enxergar isso melhor à luz da Palavra de Deus.
        Primeiro, sua alma não é reta nele mediante a luz da lei de Deus. A lei veio como que cavar o coração do homem mostrando o reinado de trevas do pecado em seu íntimo, para em seguida chamar-lhe de “maldito” (Gálatas 3:10).
        Em segundo lugar, sua alma não é reta nele à luz da santidade de Deus. Realmente a lei revela que o Deus da bíblia é Santo. E Deus não somente conhece o homem por dentro, como também mostra o homem como ele é no coração. Em terceiro lugar, a ausência de retidão na alma devido à presença do pecado é que causa conflito, confusão, ódio, inveja, guerra, engano, perversidade contra o próximo, idolatria, etc.
        Em que triste situação vive o homem no pecado! Sem paz no íntimo. Onde estiver, no conforto, numa religião qualquer, no meio dos amigos, na aparente segurança que este mundo venha a lhe proporcionar, eis aí o soberbo! Seu real problema está dentro dele, na sua alma. É quando o pecador reconhece tal verdade, se humilha e arrependido vai a Cristo Jesus, o Senhor para a salvação eterna de sua alma, que ele encontra a retidão vinda do Filho de Deus para seu viver.
                                                          

Nenhum comentário: