quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

ESTUDOS NO SALMO 23 (17)



“Guia-me pelas veredas da justiça por amor do Seu nome.” (verso 3)
A CERTEZA DA VIDA TRIUNFANTE (primeira)
                A partir do verso 3, o Espírito de Deus passa a mostrar nossa peregrinação terrena. Nos dois versos anteriores Ele mostrou o que é o crente, salvo pela graça. E a mesma fé que lhe colocou na honrosa posição de alguém pertencente a Deus, aceito mediante o sangue redentor, essa fé será a arma poderosa para as grandes conquistas neste mundo. Ele pode então dizer: “Nada me faltará.” Pudemos ver também no verso 2, que a Palavra de Deus é aquilo que Deus deixou para nosso sustento, alegria, fortalecimento e para que gozemos a cada instante da preciosa paz de Deus durante nossa travessia por este mundo enganador.
                Agora no verso 3, poderemos compreender o que realmente significa nosso andar triunfante por este mundo.  Temos de enfrentar esta vida aqui. Somos seres humanos e habitamos ainda na terra. Somos cidadãos dos céus, mas enfrentamos a realidade que ainda transitamos neste mundo como qualquer outra pessoa. O salmo 37 foi escrito para mostrar que somente os santos de Deus têm permissão para habitar na terra que é possessão de Deus. Habitamos no mundo e aqui temos que enfrentar as mesmas coisas que todos os homens enfrentam. Aqui temos de trabalhar, estudar, comer, dormir, etc.
Mas todos os que são crentes são cônscios da maldade deste mundo; todos sabemos que neste mundo ainda reina o pecado. As provas estão aí: A morte anda livre ceifando vidas a todo instante; Satanás tem seu império de trevas, e é chamado de “príncipe deste mundo” (João 14:30), e ele ainda não foi amarrado no abismo; seus servos estão aos milhares trabalhando a todo vapor, em todos os lugares deste mundo, e o resultado está aí bem patente diante de nossos olhos. Nós os crentes residimos num lugar perigosíssimo, aqui não é nossa habitação eterna. Vemos a prosperidade do mal, da injustiça, da perversidade, do ódio, da impiedade, e tudo aumenta a cada dia. Os verdadeiros crentes neste mundo são vistos como intrusos.
É realmente um esforço inútil pensarmos que o mundo vai melhorar e que podemos fazer de qualquer nação aqui uma nação cujo Deus é o Senhor. O povo crente, os salvos, eles que formam a nação santa, propriedade exclusiva de Deus. (1 Pedro 2:9) Todos os crentes exibem a justiça de Cristo, por isso o mundo odeia o povo de Deus, justamente porque não pode aceitar a justiça perfeita de Deus. Jesus mesmo diz em João 15:19 que o mundo ama aquilo que é do mundo, por esse fato é que todo verdadeiro crente é perseguido até mesmo por parentes. “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça...” (Mateus 5:10). Vemos diante de nós a realidade de um mundo tentador carregado de atrações que arrastam os desejos da carne, dos olhos e da soberba da vida. Um lugar indesejável para santos de Deus. Habitamos num corpo carnal onde sentimos as mesmas inclinações para toda prática de iniquidade, como todos os homens sentem. Nenhum crente está imune aos perigos deste mundo, mas é em face dessa verdade que o Pastor nos “guia pelas veredas da justiça”
(continua)     

Nenhum comentário: