segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

DEUS E SUA PALAVRA (1a)



"VEIO AINDA A PALAVRA DO SENHOR, DIZENDO: QUE VÊS TU, JEREMIAS? RESPONDI: VEJO UMA VARA DE AMENDOEIRA. DISSE-ME O SENHOR: VISTE BEM; PORQUE EU VELO SOBRE A MINHA PALAVRA PARA A CUMPRIR". JEREMIAS 1:11,12.

         Amigo leitor temos o maravilhoso privilégio de abrir nossas bíblias no livro impressionante do profeta Jeremias. Foi o Poderoso Espírito quem inspirou e Ele mesmo pode abrir nossos olhos para que vejamos as mais preciosas verdades dos mistérios de Deus, mistérios ocultos das mentes dos sábios e poderosos deste mundo, mas que Deus tem prazer em revelar para aqueles que achegam à Sua palavra com humildade e dedicação.
         Diante do primeiro capitulo desse livro, podemos ver de início Deus chamando Jeremias para o ministério. Vemos como Jeremias se coloca diante de Deus com profunda humildade, vendo a sua própria indignidade. Ele vê a grandeza do ministério de pregar a palavra do Deus vivo e verdadeiro, então ele diz ao Senhor: Senhor, eu sou uma criança, não sei nem como falar. Mas o Senhor encoraja o seu servo, mostrando que quando Ele chama alguém para pregar Sua palavra, Ele dá capacidade para a pessoa. Deus mostra a Jeremias a difícil missão que ele teria, especialmente quando a própria nação de Israel estava vivendo em plena apostasia; em total abandono da palavra de Deus e Deus estava advertindo a nação do iminente juízo, caso não houvesse arrependimento por parte do seu povo a nação de Judá.
         O que Jeremias deveria fazer? Mudar a nação?  Não! A tarefa que Deus lhe incumbiu foi a de pregar a palavra como um verdadeiro profeta de Deus deve fazer. Era dificílima tarefa especialmente quando a pregação seria dirigida a um povo tão corrompido como era o povo de Israel naqueles dias que prenunciavam o juízo de Deus. Mas Deus estava chamando o profeta para a pregação de Sua palavra, porque aquele povo precisava saber o que o Grande Jeová queria falar. Eles estavam enganados e prosseguiam vivendo em seus pecados, tranqüilos ignorando as ameaças da terrível lei que Moisés havia pronunciado, especialmente no livro de Deuteronômio, quando Deus adverte seu povo de terríveis imprecações, caso o povo não andasse conforme o que Deus havia falado em sua palavra.
         Vamos então voltar para o texto de Jeremias capitulo primeiro. Sendo que a missão daquele homem de Deus seria pregar todo conselho de Deus, mesmo em face de um povo rebelde, Deus prepara o seu servo, fazendo com que Seus pensamentos se fixassem no propósito de Deus, a fim de que não se afastasse desse propósito. Vê o verso onze onde Deus, para deixar o profeta bem convicto de seu ministério, pergunta a Jeremias: "O que vês Jeremias"?  Qual foi a resposta do profeta? “Vejo uma vara de amendoeira” O que? Deus chamando a atenção de Jeremias para uma mera vara de amendoeira? Afinal, quem vai dar importância para isso? Mas, notem bem que Jeremias viu a vara de amendoeira; ele prestou atenção; ele não estava desinteressado naquilo que Deus estava lhe falando, porquanto Deus tinha uma mensagem que ele, o profeta deveria pregar, e para tal trabalho não poderia ser uma pessoa que não levasse em conta detalhes, minúcias.
         Com a resposta de Jeremias, como se ele fosse um bom aluno, Deus lhe diz: Viste bem. Em outras palavras, Deus estava dizendo ao seu servo: "Olha Jeremias, você prestou atenção ao pequeno detalhe de uma vara de amendoeira, é assim que eu presto atenção também à minha palavra". Nota a ênfase que o Grande Jeová põe na relevância de Sua palavra; observa como Ele procura passar o zelo que Ele tem por sua palavra para o profeta. O grande Senhor está declarando que aquilo que Ele falou Ele vai cumprir. Ele afirma que Ele vela pelo cumprimento daquilo que Ele falou.
         Em relação a Jeremias, o ministério que Deus estava lhe confiando, não era alguma brincadeira; não era para Jeremias fabricar outra mensagem; não era para o profeta adaptar-se aos gostos dos homens, e ceder diante das pressões para mudar a mensagem. Não! Quem estava lhe comissionando para a mais gloriosa tarefa já incumbida ao ser humano, era o Deus Santo e verdadeiro. Aquilo fez Jeremias tremer! Quem era Ele para realizar tal façanha? Mas Deus lhe afirma  que estaria com ele. Quando Deus falou que Ele vela pelo cumprimento de Sua palavra, estava em destaque também a honra do Seu próprio nome. E como em nossos dias a palavra de Deus precisa ser encarada seriamente! Sei que o Senhor há de me conceder Sua misericórdia para que eu possa pregar estas mensagens nestes próximos dias baseando nestes dois versos lidos.
        

Nenhum comentário: