terça-feira, 23 de dezembro de 2014

ACHANDO A VERDADEIRA SALVAÇÃO (15a)



Se confessarmos os nossos pecados Ele é Fiel e Justo para perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9)
O PODER ATORMENTADOR DO PECADO
         Amigo leitor, no comentário de hoje estarei tentando mostrar o que significa o poder atormentador do pecado. Tenho mais três assuntos para falar a respeito disso. Com todo ardor de minha alma falo que a bondade achada no pecado não passa de ser maldade. Não há ilusão maior do que cavar em busca de alguma bondade no homem, mas é o que estão fazendo hoje, e quanto mais ousa fazer isso mais descobre que nada há no homem senão o contrário daquilo que estão buscando com tanta veemência. A palavra de Deus não pode mentir, porquanto o Espírito Santo afirma que "Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do Alto". Qualquer confiança na bondade resulta em um viver amaldiçoado, porquanto a bíblia diz: "Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne mortal o seu braço." (Jeremias 17).      
         Entretanto, a natureza terrena e maligna do coração humano faz com que os olhos busquem apoio no poder e na habilidade do homem. Tudo aquilo que aparenta ser manifestação de qualquer bondade humana em favor dos outros não passa de ser crueldade. Se você foi socorrido e ajudado por alguém outro em qualquer circunstância da vida, pode estar certo, meu amigo, que não foi socorro do homem, mas sim de Deus que usa quem Ele quiser para manifestar sua bondade e ternura.
         Falo também, a respeito da religião do pecado. O ser humano por natureza é religioso, só que é a religião natural que busca e encontra seus deuses na própria natureza, entre os animais, nos astros, em ídolos forjados pelos próprios homens. A história da religião idólatra do homem no pecado começou na queda. O homem no pecado nunca mudou em sua luta de mudar a glória de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do criador. É a religião do pecado a qual sempre pulverizou um contexto de ódio, superstições, crimes hediondo e outras barbaridades praticadas em nome da religião.
         A religião do pecado vem adornada de zelo, porém, sem qualquer entendimento; vem revestida de piedade externa sem qualquer mudança no coração; vem carregada de legalismo e dogmas humanos sem qualquer interesse de buscar a honra e a glória de Deus, e o bem eternal dos homens, pelo contrário, torna o homem herdeiro do inferno duas vezes. Quão venenosa é a religião do pecado! Ela enfeitiça e entenebrece a mente, subjuga as emoções e acorrenta a vontade. Ela traz suas doutrinas açucaradas, cheirosas dos perfumes das invenções humanas e adorna o caminho largo de sentimentos errôneos a respeito de Deus para que as almas partam para a ruína eterna sem perceberem quaisquer perigos.
         Adiciono também aqui o fato que o pecado sem seu próprio paraíso. Seu céu é aqui mesmo neste mundo onde os homens sentem a felicidade promovida pelo próprio salário que recebem do pecado. A euforia é imensa; as gargalhadas ruidosas; as festas não parecem acabar logo e para todo lugar aonde vão tem fácil acesso aquilo que vem realçar suas paixões descontroladas. Para eles o amanhã trará melhores novidades e condições de pecar mais. Aparentemente não há qualquer indício de juízo, pois o sol continua brilhando sobre suas cabeças de dia, e a noite a luz da lua e das estrelas chega como que dizendo para eles que tudo está bem, sim, tudo parece dizer sim para suas práticas libidinosas, parece que o céu e a terra estão juntos aprovando suas festas mundanas.
        

Nenhum comentário: