terça-feira, 23 de dezembro de 2014

A CHAMADA EFICAZ (26)



 “porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.” Lucas 19 verso10

GRAÇA IRRESISTIVEL E SEU MINISTÉRIO

Que grande prazer vem aos nossos corações, quando podemos enxergar as maravilhas da Graça Irresistível! É muito vasto o conhecimento, de tal maneira que nós não podemos enxergar tudo. Já pude mostrar  até no verso 9 a maneira como a Graça de Deus foi e alcançou Zaqueu, fazendo dele possessão eterna de Deus. Esta é uma breve história da redenção do pecador, nessa tão conhecida passagem de Lucas 19:1-10. Deus não mudou, nem mudará seu método de agir em relação às almas pelas quais Cristo morreu.

Pretendo concluir a explanação sobre Graça Irresistível na vida de Zaqueu. Cheguei até o verso nove, quando pude explicar como a Graça atua diretamente sobre o eleito de Deus e opera triunfantemente nele atraindo-o com todo poder, fazendo com que toda rebelião caia por terra e a alma tome o rumo de obediência a Cristo. Vimos ainda no verso nove, a apresentação da linhagem santa, a descendência espiritual de Abraão. Cristo apresentou Zaqueu como sendo Filho de Abraão. Deus tem um povo, uma descendência santa no mundo inteiro, e esse povo está sendo alcançado mediante a poderosa apresentação do evangelho da graça, e assim cada um deles é chamado, e arrependido vem a Cristo.
Chegamos finalmente ao verso 10, e concluo mostrando nesse verso a apresentação do ministério da graça irresistível: “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o perdido.”  Para que eu possa explicar melhor, vou dividir o verso lido em três assuntos: primeiro veremos, O AGENTE SALVADOR DA GRAÇA- O FILHO DO HOMEM. Em segundo lugar, veremos O SEU OFICIO MINISTERIAL- VEIO BUSCAR E SALVAR O PERDIDO. Em terceiro lugar, veremos O ALCANCE DESSE MINISTÉRIO- O PERDIDO. Creio que o Espírito de Deus, sumo professor da Palavra haverá de guiar o leitor no entendimento da verdade, para que você possa enxergar aquilo que Ele mesmo tem revelado em toda Escritura Sagrada, a doutrina da salvação, que é a principal mensagem da Bíblia, e é exatamente essa mensagem que todo pecador precisa ouvir.
Voltemos nossos olhos para o verso lido, porque em primeiro lugar veremos ali o Agente Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Pedro diz em Atos 4:12 a respeito Dele que “...não há salvação em nenhum outro...” A natureza humana enganosa e enganada luta para produzir outro salvador; os falsos profetas lutam para vilipendiar a glória de Cristo procurando colocar na mente dos homens uma ideia errônea a respeito de Jesus; Satanás procura de todas as maneiras imitá-lo e assim lançar o Glorioso Nome ao descrédito. A luta em comum de todos os inimigos do evangelho é difundir um outro Jesus; é manchar o nome glorioso, ou criar outros mediadores entre Deus e os homens. Mas amigo, eis aí a apresentação do Grande Salvador e Senhor. Jesus realmente é odiado por todos aqueles que amam e vivem no pecado, mas a verdade sublime e gloriosa é que Ele é o Bem amado de todos os eleitos. Ele é o desejado de todas as nações, por que? Porque nos quatro cantos deste mundo tem pecadores que serão salvos e assim atraídos pela Sua graça.




Nenhum comentário: