quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

A CHAMADA EFICAZ (22)



Então Jesus lhe disse: Hoje houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão” (Lucas 19: 9)






Sabemos que neste momento há milhares enganados, achando que estão livres para viverem na bebedeira e na orgia, sem saber que são prisioneiros do mal, e com seus corpos estão consagrados para as paixões e que isso vai lhes custar caríssimo. Desconhecem que o dono da terra é o Grande Deus Santo, e que por isso não vão  passar impunes, que hão de prestar contas, porquanto não há nada que possa passar desapercebido aos olhos do Grande Deus.. Ninguém vai passar imune neste mundo, pois estão caminhando para o terrível dia de juízo, e a única maneira de escapar é se for salvo por Cristo, porque na salvação Cristo livra o pecador do juízo: “”Não entrará em juízo.” Deus não mudou e nem mudará, mesmo com essa falsa imagem a respeito de Deus que tem sido difundida em nossos dias. Sua Palavra continua firme e segura, não importa o ódio de Satanás e do mundo contra a verdade, tudo está acontecendo como está escrito e determinado.

         Só resta para os pecadores a humilhação e arrependimento. Que privilégio, para esse mundo mesquinho, ingrato e mau ter o evangelho da Graça de Deus para salvar pecadores. Será que o pecado tem lhe enganado tanto assim, ao ponto de você pensar que não é tão pecador,  mantendo-se altivo e orgulhoso, sem querer reconhecer a  miséria de estar já condenado e prestes a cair no lugar de desespero, onde nunca mais você verá qualquer raio de esperança em sua frente? Mas, hoje é o dia da salvação, é o momento oportuno, o dia que pode dar início a sua verdadeira vida, dia em que você poderá ser colocado na glória de Deus. Renda-se agora mesmo ao Senhor que tanto amou os pecadores com amor eterno.                                                                                                 

No verso 9, podemos ver algo ainda mais impressionante com relação ao ministério triunfante da Graça irresistível. Logicamente, é de se esperar que todo ensino sobre a soberania de Deus, terá um sabor realmente amargo para a natureza humana, porque tira o  homem de sua soberba em achar que perante Deus ele é alguma coisa e que possa fazer algo que chegue a impressionar a Deus. Mas, no final do verso 9, o que Jesus diz a respeito de Zaqueu? ...”pois este também é filho de Abraão.” Parece incrível! Zaqueu era um judeu, e como todo judeu ele também pertencia à descendência do famoso patriarca Abraão. Será que Jesus não sabia que Zaqueu também era um judeu? Claro que sabia. Jesus é Deus.

Mas, o que ocorre é que Jesus mostra com clareza o ensino exposto em toda Escritura, que há duas descendência de Abraão, uma física e outra espiritual. Uma que é proveniente do sangue, outra que vem da fé. Todo judeu é proveniente de Abraão no sangue, mas nem todos eles são provenientes de Abraão quanto à fé. Paulo trata desse assunto eminentemente importante no famoso cap. 9 de Romanos. Ele afirma ali que nem todos os judeus são realmente filhos de Abraão, e acrescenta: “Em Isaque será chamada a tua descendência.” O que a Bíblia está querendo ensinar com respeito a isso? Espero que essa poderosa doutrina chegue com todo poder ao entendimento do leitor e que leve a sério a verdade da Palavra como ela é. O Senhor Jesus afirmou quanto a Zaqueu, que ele também era filho de Abraão. Todos os que moravam em Jericó achavam que eram descendentes de Abraão, e que automaticamente seria recebidos no Reino de Deus, e assim pensavam todos os judeus, e essa mentalidade errada era resultado do engano natural de seus corrompidos corações.

Nenhum comentário: