terça-feira, 16 de dezembro de 2014

A CHAMADA EFICAZ (20)



Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma cousa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais.” Lucas 19: 8

Caro leitor, a vida cristã autêntica tem a Palavra de Deus escondida no coração e uma inteira disposição de andar neste mundo para glorificar Cristo. Quando a Graça Irresistível opera a salvação no homem, essa pessoa há de procurar sempre crescer na graça e no conhecimento do Senhor Jesus. Enfrentará fraqueza em sua própria carne, verá que o mundo lhe atrai com suas paixões, terá discernimento das astutas ciladas do diabo para lhe destruir, mas em tudo isso mostrará ser vencedor.


         O verdadeiro crente será sempre humilde e autêntico, jamais querendo impressionar com uma falsa vida cristã. Não irá ter uma religião para ver se recebe as bênçãos de Deus. A pessoa que Cristo salva é religiosa no coração, porquanto o temor de Deus domina sua vida. Ele será autêntico crente na igreja, mas será também em sua casa no trato com a esposa e com os filhos. Será autêntico crente no coração odiando o mal e apegando-se ao bem, procurando fugir da aparência do mal. Ele há de abandonar de coração toda prática da maldade e jamais haverá de viver manchando sua vida e assim desonrando a Deus.


O falso religioso vai dizer que abandonou os bares, mas o vício continuará fazendo a festa às escondidas em sua casa. O falso religioso procurará uma religião para se sentir bem com Deus, mas estará sempre de mãos dadas com a iniquidade da mentira, do roubo, da infidelidade, da desonestidade. Não é isso o que Deus faz quando Ele imprime sua lei no coração de um salvo. Quando é o homem e a religião quem controlam, nunca haverá autêntica transformação, e logo quando os vendavais deste mundo surgirem, a pessoa manifestará aquilo que está oculto.


         Não tenho a intenção de atacar qualquer religião ou mesmo qualquer pessoa, mas sim mostrar a inutilidade da reforma externa do homem. O pecador é o que é, e já nasceu com sua natureza pronta para toda prática do mal. A minha religião não muda o homem, nem qualquer outra religião pode produzir novo nascimento, pelo contrário, a religião tende a piorar ainda mais a situação do pecador, porque esconde a realidade de sua situação perante Deus, e amplia seu orgulho e tende a lhe levar a meras fantasias. Não há outro caminho para o pecador, senão o caminho da cruz, porque o Filho do Deus vivo veio a este mundo, não para promover uma reforma religiosa no homem, mas sim para buscar e salvar perdidos pecadores.


 Deus tem um só método para lidar com o pecado, é o sangue remidor. Nada neste mundo tem poder para lidar com o poder do pecado, toda tentativa é vã e aumentará mais a miséria e orgulho do homem. Quando o pecador reconhece sua miséria; quando fica sabendo de seu estado desesperador de condenado, merecedor do castigo eterno, réu que se encontra debaixo da Ira de Deus, e quando o pecador fica sabendo que Cristo Jesus veio ao mundo para lhe salvar, e crê Nele, no sangue remidor para sua salvação eterna, eis aí o poderoso trabalho transformador de Deus em sua vida.


                Caro leitor, a graça opera quando só há fraqueza; Deus estende Sua mão para salvar quando o pecador para de ficar se debatendo na tentativa de se salvar. A graça brilha para uma alma atribulada e mostra Sua força quando o réu culpado vê seu merecimento. Então, caro leitor, o momento é este para que você possa conhecer a força incrível e majestosa dessa superabundante graça de Deus. Mesmo os crentes sabem disso, porque como salvos dependem inteiramente da graça para viver dia a dia em pleno triunfo contra o mal.

Nenhum comentário: