domingo, 21 de dezembro de 2014

ESTUDOS NO SALMO 23 (20)



“Guia-me pelas veredas da justiça por amor do Seu nome.” (verso 3)
A CERTEZA DE UMA LIDERANÇA PERFEITA: “Guia-me...” (   segunda)
                Vemos no salmo 73 como o salmista afirma que seus pés estavam quase escorregando. Satanás estava à sua frente, adornado como deus deste mundo e lhe convidava, como que dizendo: “Pare de sofrer, pare de viver na miséria.” Parecia que conquistava vitória em sua vida e era muito forte a tentação de buscar a mesma prosperidade que tinham os ímpios. Foi uma verdadeira batalha travada em sua vida espiritual. Mas o salmista tomou o caminho certo da segura vitória, pois entrou no santuário. Ao invés de buscar conselho dos homens, ele buscou a formosura do Senhor e passou a entender perante a glória do seu Deus, em que situação de miséria os ímpios se encontravam. Eles eram ricos, prósperos para viver pecaminosamente, mas Deus lhe mostrou que esses homens pisavam em lugares escorregadios e que a qualquer momento seriam visitados pela vingança do grande Deus. Foi a partir daí que o salmista passou a entender a liderança perfeita de Deus em sua vida. A paz de Deus invadiu seu coração e pode aprender a andar neste mundo como um verdadeiro crente. No salmo 73 verso 23 ele, em atitude de louvor, diz para Deus: “Todavia estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita.”
Não é uma verdade sumamente preciosa para todos os santos do Senhor? Eis aí o caminho certo a ser tomado por todos os crentes. Quando conhecemos o nosso Deus no santuário de Sua Palavra, não temos outra coisa a fazer senão alegrarmos em promessas firmes e seguras de um Deus que pôs todas as ovelhas em Sua Mão e afirma que ninguém pode tirá-las dali. (João 10:28) Voltando para o salmo 73, deixemo-nos ser impressionados pelo que o salmista diz no verso 24: “Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória.” Aí se encontra o descanso que todos os crentes devem buscar. Primeiramente, a firme convicção do amor eterno de Deus por seu povo em Cristo, amor que nunca falha. Ele conhece cada uma de suas ovelhas e sabe perfeitamente como conduzi-las neste mundo perigoso. Em segundo lugar, certeza de um final feliz: “... me recebes na glória.”
Amado irmão, Ele sabe perfeitamente como lhe conduzir por este mundo e tudo foi planejado para seu bem eterno, mesmo que aqui você ainda não possa entender muitas coisas. O capítulo 5 de Romanos encaixa de maneira impressionante aqui. Os primeiros onze versos exibem a glória dessa graça que justifica o ímpio pondo o culpado em paz com Deus. Paulo está realmente dizendo: “Irmãos, não fiquem assombrados se as tribulações deste mundo envolverem suas vidas, porque se Deus lhes amou quando vocês eram pecadores, inimigos, muito mais agora que vocês estão já justificados e reconciliados,” O amor eterno de Deus por Seu povo prossegue de glória em glória. O que temos a aprender com isso? Deus está mostrando que tudo agora que parece contra nós, aquilo que atormenta este mundo, inclusive Satanás e todo seu império, não passam de uma universal empresa que trabalha para Deus em benefício daqueles que foram salvos em Cristo. (continua)

Nenhum comentário: