segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

A CHAMADA EFICAZ (25)



Então

Jesus lhe disse: Hoje houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão” (Lucas 19: 9)


Elias foi profeta nos dias de maior idolatria e depravação do reino do norte em Israel. O rei Acabe havia casado com a perversa Jezabel, e parecia que toda nação estava totalmente envolvida na adoração ao deus Baal. Elias teve poderosa vitória quando desafiou toda nação para mostrar no Monte Carmelo a futilidade em adorar ídolos. No dia seguinte à grande vitória, eis que Jezabel a perversa rainha, estava pronta a perseguir e matar Elias. Elias foge e Deus fala com Ele no Monte Horebe, e pergunta ao profeta por que estava fugindo, Elias desconsolado e deprimido responde ao Senhor que estava sozinho em Israel como o único que adorava o Deus vivo e ainda queriam matá-lo. O Senhor responde para o profeta como que dizendo: “Pode ficar sossegado Elias porque tenho em Israel sete mil que não se curvaram diante de Baal.”

         Foi uma espantosa resposta vinda de Deus para o profeta. Aos seus olhos puramente humanos, Elias parecia sozinho na luta contra a idolatria e perversão da nação de Israel. Mas, o profeta não entendia quanto aos mistérios de Deus na salvação do Seu povo. É Deus quem salva aqueles que Ele mesmo em seu decreto eterno tem escolhido, e não há ninguém que possa bloquear os propósitos eternos. A fúria tempestuosa de Jezabel nada era senão mais um tiro de Satanás que saiu pela culatra. Deus ri dos poderosos; Deus zomba das ameaças de todas as nações, porque os homens nem sequer imaginam que na ameaça deles estão apenas fazendo aquilo que Deus quer que seja feito.

Os planos eternos de Deus estão sendo cumpridos, e os que pertencem a descendência santa estão sendo alcançados. Mesmo que leve muitos e muitos anos, é mister entendamos que os anos nem sequer fazem “cócegas” na eternidade. Deus em nada está dependendo da decisão dos homens, porque os homens em Adão já decidiram rejeitar e submeter ao diabo. Mas, o Grande Senhor que faz todas as coisas segundo o conselho de Sua vontade, está agindo com glória e majestade no oriente, no ocidente, no norte e no sul chamando seus escolhidos, e na eternidade Ele vai exibir o maravilhoso poder de Sua Irresistível Graça.

A verdade a respeito da salvação de Zaqueu mostrando que aquele homem era um participante da descendência espiritual de Abraão, mostra o perigo dos homens confiarem em sua igreja, achando que pelo fato de serem religiosos, praticantes dos costumes e tradição de sua religião irão entrar no céu. Os judeus eram bem religiosos e seus costumes criavam uma falsa paz em seus corações. Mas, eles estavam indo para o inferno. Muitos confiam nos ritos externos praticados por suas religiões, como o uso de roupas, e outras coisas semelhantes. Nada disso pode trazer paz e segurança eterna ao perdido pecador. Muitos confiam no fato que têm seus pais crentes, ou mesmo qualquer outro parente achegado, mas parentesco de sangue em nada indica que há ligação espiritual.

 A Graça Irresistível opera em chamar perdidos pecadores ao arrependimento, o ministério de Cristo é atrair aqueles que veem seu estado de perdição eterna e não querem outra coisa, senão o perdão de Deus e a paz que vem mediante o sangue remidor. Saulo era um judeu extremamente zeloso de sua religião judaica, mas para ser salvo teve que ser encontrado pela graça e assim teve seu coração transformado. O evangelho bendito entra com seu poder em todos os recantos deste mundo, chama os escolhidos e opera neles o milagre do novo nascimento, e assim revela ao mundo que Deus jamais pode ser derrotado, e que em salvar perdidos, ele, o Grande Deus está sendo glorificado. Você quer saber se pertence à semente santa como Zaqueu? Hoje mesmo reconheça seus pecados e  converta-se a Cristo Jesus, rogando que Ele tenha misericórdia de você.



 

Nenhum comentário: