sábado, 20 de dezembro de 2014

VIDAS PIEDOSAS (11 de 11)



“Feliz o homem constante no temor de Deus; mas o que endurece o coração cairá no mal” Provérbios 28:14
A IMPIEDADE DEFINIDA: “... mas o que endurece o coração virá a cair no mal.”
        Caro leitor, a meditação de hoje encerra os comentários acerca da necessidade de piedade na vida. Faltam homens piedosos em nossos dias; faltam homem de fé, que agradam a Deus; faltam homens definidos na vida cristã e que não abrem a mão de suas convicções de fé; faltam homens que fazem a diferença para esta geração corrompida. O que vemos em nossos dias é a abundância de ímpios, porque prospera a iniquidade; há uma verdadeira avalanche de ensinos errados em nossos dias e com isso a cada dia engrossa o caldo da maldade.
        Caro leitor, muitas vezes a impiedade tenta buscar disfarce religioso. Muitas vezes ímpios dão impressão de quebrantamento, mas tudo não passa de aparência, enquanto isso o mal continua dominando corações endurecidos pelo pecado. A ausência de temor ao Senhor é a marca principal da impiedade. Mas as manobras religiosas de nossos dias tendem a encobrir essas coisas. Quando o coração dos homens não é descoberto mediante a pregação do evangelho da justiça de Deus, eis que facilmente eles se escondem num lugar onde buscam sentir bem com Deus.
        Mas o final do verso mostra aquilo que fatalmente acontece com aqueles cujos corações estão continuamente endurecidos: “...cairá no mal”. Como acontece isso? O que realmente significa cair no mal? Procurarei mostrar isso aos meus queridos leitores, mas sempre levando comigo as luzes da Palavra de Deus. O maior perigo para alguém endurecido é cair no mal. Percebe que a pessoa parece estar em pé, confiante, alegre e cheio de esperanças mundanas. Mas o que acontece é o coração endurecido põe o homem o a mulher exatamente no caminho da destruição.
        Primeiro, acontece que Deus mesmo se encarrega de trazer maior endurecimento. Foi assim com Esaú, o qual percorreu pelo belo caminho da graça santificadora de Deus, enquanto estava com seus pais. Ele pode ver as belezas das promessas graciosas derramadas no meio de sua família. Mas o que aconteceu foi que Esaú desprezou tudo isso, brincou com as coisas eternas e quando chorou suas lágrimas não foram de arrependimento, mas de um homem revoltado e vingativo. Esaú queria sim a prosperidade, por isso Deus agrilhoou seu coração e o manteve aprisionado em seus insanos desejos de ser bem sucedido materialmente. Tudo o que ele quis pode obter e até mesmo avançou além de Jacó, a fim de engrandecer sua prole numerosa e fazer uma grande nação – os Edomitas. Mas essa nação veio a ser o motivo do ódio eterno de Deus (Malaquias 1).
        Digo mais que o coração endurecido por Deus se torna mais orgulhoso e revoltado. Quando homens e mulheres ficam assim normalmente Deus prepara “redes religiosas” para prendê-los. Conheço pessoas assim que foram arrastadas para lugares onde serão mantidos em sua soberba, onde o orgulho do diabo será atiçado sete vezes mais em seu coração. O mundo está cheio dessas “malhas finas” para aqueles que ousam desafiar Deus e que não querem se humilhar perante a verdade.
        Digo mais que há perigo de cair em grosseiros pecados. Há perigo de cair no pecado da cobiça e se tornar ainda mais escravo e amante da riqueza. Essa mortífera zona de perigo do mundo tem atraído milhares para lá e lá encontram lugar de descanso. Há perigo de cair noutros pecados grosseiros; a queda poderá ser infindável, porque não há limites para o mal.
        Finalmente, aqueles cujos corações estão endurecidos normalmente se ajuntam com os mais orgulhosos. Foi assim com Coré, o qual se ajuntou com Datã e Abirão. Logo foi criado o partido dos orgulhosos, num ajuntamento cruel contra a liderança de Deus (Números 16). Isso acontece numa igreja e noutros lugares. São os endurecidos que criam os conselheiros do mal e que fazem o ajuntamento dos escarnecedores.
        Mas Deus transforma homens orgulhosos em pessoas simples, humilde e piedosa. Quando há quebrantamento, eis que o Senhor está perto e pronto para socorrer o aflito e abatido de coração. Cristo Jesus veio ao mundo para salvar pecadores assim.
        
              





Nenhum comentário: