sábado, 20 de dezembro de 2014

ESTUDOS NO SALMO 23 (19)



“Guia-me pelas veredas da justiça por amor do Seu nome.” (verso 3)
A CERTEZA DE UMA LIDERANÇA PERFEITA: “Guia-me...” (   primeira)
Amados irmãos, que nossos olhos sejam realmente abertos para vermos pela fé o nosso bom Pastor, fiel e justo indo à frente de Suas ovelhas. Que nossas almas sejam tomadas dessa confiança na invisível presença daquele que perfeitamente nos amou e há de nos amar eternamente, com um amor imutável e que sempre conduz seu povo de glória em glória.
A história de Israel ilustra essa liderança de Deus em conduzir suas ovelhas por este mundo. Ele nunca abandonou Seu povo não obstante a rebelião e ingratidão de Israel. Em Neemias 9 vemos essa preciosa lição. O que acontece é que muitas vezes os crentes não compreendem, nem aceitam a maneira como Deus guia e dirige suas vidas. Deus nunca se submeterá aos caprichos carnais dos homens. A submissão à vontade Soberana Dele é o único meio que pode nos encher de verdadeiro regozijo. Para Israel, a felicidade consistia em desfrutar durante a jornada pelo deserto exatamente daquilo que havia desfrutado no Egito. Eles queriam mesmo no deserto gozar dos prazeres carnais que usufruíram no Egito, não obstante a dura escravidão. Mas para Deus, Israel seria feliz se submetesse a liderança fiel do Senhor. O livro de Deuteronômio é como se Deus estivesse exibindo o filme de tudo o que ocorreu durante a peregrinação do povo pelo deserto durante os 40 anos, e a lição mais importante é a respeito do fiel cuidado de Deus cuidando de seu povo.
                Somos ovelhas, por isso precisamos entender a respeito da liderança de um Deus santo, que prometeu cuidar de cada um daqueles que aprouve salvar: “... De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.” (Hebreus 13:5). Os crentes não têm desculpa algumas se desconhecem os ensinamentos da Palavra de Deus em suas vidas. A ignorância da Palavra faz com Satanás apareça com suas mentiras enfeitadas com o “glacê” da verdade e muitos santos de Deus caem nesses enganos que aparecem especialmente em nossos dias. Conhecendo mais e mais da Palavra, penetraremos dentro do santuário e assim poderemos compreender quais são os propósitos de Deus para nossas vidas.
                O Salmo 73 é uma ilustração excelente que nos mostra o perigo de afastarmos da Palavra. O salmista começou encarar de uma maneira mundana a vida que os ímpios levavam. Ele estava chegando a uma enganosa conclusão de que não valia a pena servir a Deus e confiar Nele como um crente. Ora, os ímpios tinham tudo; zombavam de Deus, desprezavam a Palavra de Deus; recusavam dar-lhe graças e assim prosseguiam arrogantes, achando que eram auto-suficientes.
                Não é exatamente a mentalidade a respeito de Deus em nossos dias? Novas seitas aparecem para proclamarem aos homens que eles têm direito de viver uma vida regalada aqui com saúde e prosperidade financeira, e Deus é apresentado como alguém que é obrigado a suprir-lhes aquilo que eles pedirem. Isso tem vilipendiado a causa do verdadeiro evangelho e tem contagiado a mente do povo de Deus. Que fujamos dessa mentalidade maligna e voltemos de coração para nosso supremo Pastor. (continua)               

Nenhum comentário: