quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

SALVAÇÃO SOMENTE EM DEUS (10a)



"Todo aquele que o Pai me dá esse virá a mim; e o que vem a mim de modo nenhum o lançarei fora" João 6:37.
         Amigo, estamos juntos vislumbrando as maravilhas da graça soberana de Deus atuado livremente na salvação do pecador. Na primeira parte deste programa conclui apresentando os argumentos provando que aquele a quem Deus, o Pai, escolheu esse vai aos pés do Salvador - vai a Jesus. Ele mesmo afirma no texto: "Ele virá a mim".
         Amigo é importante não confundir as coisas; Deus não é Deus de confusão; o Espírito Santo tem o trabalho de conduzir o pecador arrependido aos pés do Filho. Tu não serás aceito jamais na presença do Deus Santo porque tu tens a aparência de crente. Deus não vê o homem por fora, mas vê no coração. O homem verdadeiramente regenerado é aquele cujo coração foi lavado e perdoado. E essa mudança é demonstrada pelo seu crescimento na graça; seu crescimento em Cristo; seu interesse genuíno de crescer em santidade e assim parecer com Cristo em seu viver. 
         O que é levado pelo Espírito Santo aos pés do Santo, não é aquele que vive tentando guardar a lei. Ah! Quantos estão carregando o fardo que a lei impõe sobre si. Não tem descanso tal pessoa. Um dia ela achará que cumpriu a sua obrigação, fazendo a ordenança pedida. Mas noutro dia, a carne sente o fardo e as exigências da lei, e a pessoa sente a angústia interior reconhecendo que não consegue fazer o que a lei tem pedido; tal pessoa vive confiando em suas obras; em seus esforços. Não entendeu que a função da lei é revelar a maligna e escravizada natureza que o pecador tem servindo ao pecado. A lei é santa, justa e boa, mas habita algo bom no homem? Não! Paulo afirma em Rom. 7:18: "Eu sei que em mim, isto é, na minha carne não habita bem nenhum".
         Amigo, a lei só te condena e te mostra que tu és incapaz. Talvez tu consigas fazer alguma coisa que a lei exige, mas tu já quebraste outros pontos da lei, e se quebrarmos um só ponto da lei somos culpados de ter transgredido toda a lei. A lei é um médico que revelou o teu estado de enfermo espiritual, mas a lei em si não tem a solução. A graça sim. A graça declara que há vida em Jesus; que há remissão no sangue puro e imaculado vertido pelo Senhor. A graça de Deus conduz o pecador contrito para o perfeito Salvador - Aquele que cumpriu perfeitamente as justas exigências da lei em seu lugar.
         Eu quero ir adiante na explicação da frase: "Esse virá a mim". Digo mais que a pessoa que é levada a Cristo, não pode ser uma pessoa cheia de justiça própria. Uma pessoa assim já está cheia de si mesma, e sempre terá seus argumentos próprios: Eu nada faço de errado; eu tenho a minha religião; tal pessoa nada vai querer da justiça de Deus que há em Cristo, pois já está vestida de suas próprias vestes. Para tal pessoa a Bíblia seguramente afirma que ela não poderá entrar na presença do Senhor lá no céu. O céu é um lugar de pessoas remidas, e como vai entrar lá se nunca foi salva e perdoada; no céu entrarão somente pecadores que foram a Jesus para obterem o resgate.
         Amigo anelo que a tua alma seja absorvida dessas maravilhosas verdades, a fim de que tu, seguramente, em plena certeza de fé, seja levado a Cristo agora. Ainda afirmo que tu não foste a Cristo, se tu ainda te achas na dúvida. Se teu coração não foi invadido da plena convicção de fé que o Espírito Santo de Deus dá ao pecado que sinceramente vai a Cristo, é fato que tu ainda não és salvo. Ah! meu amigo, Deus nunca salva o pecador para mantê-lo na dúvida cruel. Se foi tirado das trevas para a luz é verdade que passou a ver, se não, ainda está em trevas, e o que tu podes enxergar estando na escuridão? Em todo ensino das Escrituras vemos o Espírito Santo conduzindo o crente em plena segurança na via iluminada da graça. A sombra da dúvida paira sobre o teu coração? Tu podes agora mesmo definir a situação de tua alma? Foste salvo um dia? Se aconteceu tal milagre em tua vida, tu estás perfeitamente seguro disso; não há de que duvidar.
        

Nenhum comentário: