quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

REGENERAÇÃO (4)




SPURGEON
“Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3:3)
         (continuação)
         Em seguida podemos dizer que ninguém é regenerado por seu próprio esforço. Uma pessoa pode mudar bastante, e isto é muito bom; que todos o façam. Uma pessoa pode rejeitar todos os maus hábitos, esquecer os vícios em que andava e controlar suas ações más; ninguém no mundo, porém, pode fazer-se nascer de Deus. Por mais que ele se esforce, jamais conseguirá realizar o que transcende o seu poder. E preste atenção, se alguém conseguisse fazer nascer a si próprio de novo, ainda assim não entraria no céu, porque há outro detalhe da condição que ele teria quebrado: “Quem não nascer...do Espírito não pode entrar no reino de Deus”. O maior esforço da carne não atingirá esse patamar, de nascer do Espírito de Deus.
         Agora podemos dizer que a regeneração consiste em que este Deus, o Espírito Santo, de maneira sobrenatural – veja, com a palavra “sobrenatural” quero dizer simplesmente o que o termo significa, mais que natural – age sobre os corações das pessoas, que, pela atuação do Espírito divino, ficam regeneradas. Sem o Espírito isso é impossível de acontecer. Se esse Deus, o Espírito Santo, que “efetua em nós tanto o querer como o realizar” (Filipenses 2:13), não agir sobre a vontade e a consciência, a regeneração é absolutamente impossível, de modo que não há salvação. “O que?”, diz alguém, “você está querendo dizer que Deus intervém absolutamente na salvação de cada pessoa, para regenerá-la?”. Exatamente. Na salvação de cada pessoa há uma manifestação real do poder de Deus, pela qual o pecador morto é avivado, o pecador renitente se torna dócil, o pecador desesperadamente endurecido fica com a consciência sensível, e aquele que rejeitou Deus e desprezou a Cristo é levado a lançar-se aos pés de Jesus. Há quem queira chamar isso de doutrina fanática, mas nada posso fazer a esse respeito; para nós basta que a doutrina é bíblica. “Quem não nascer...do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; o que é nascido do Espírito é espírito” (João 3:5,6).
         III.     Creio que devo passar pelo segundo ponto sem comentá-lo e ir para o terceiro: Por que, “se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus?”. Limitarei minhas observações ao reino de Deus no mundo futuro.
         Bem, ele não pode ver o reino de Deus porque no céu ele estaria deslocado. Alguém que não nasceu de novo não se sentirá bem no céu. Existe um empecilho em sua natureza que o impede de ter prazer em qualquer uma das bênçãos do Paraíso. Talvez você pense que o céu consiste naqueles muros de joias, nos portões de pérolas, nas ruas de ouro. Não é assim. O céu é lá, mas este não é o céu. O céu é um estado interior, no coração, criado pelo Espírito de Deus dentro de nós. A não ser que Deus, o Espírito nos renovou e fez nascer de novo, não podemos nos alegrar nas coisas do céu. É uma impossibilidade física que um porco dê aula de astronomia. Qualquer pessoa percebe claramente que é impossível que uma lesma construa uma cidade. Da mesma forma é impossível que um pecador não transformado possa ter prazer no céu. Não haverá nada lá que o atraia; se ele pudesse ser levado para o lugar onde está o céu, ele se sentiria muito mal. Ele iria gritar: “Deixem-me sair, deixem-me ir embora! Quero sair desse lugar miserável!”
(continua)                                                                                                                                                                    















Nenhum comentário: