quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

O ESTADO DE IMUNDICIE DO HOMEM NO PECADO (10)




 “Mas todos nós somos como o imundo...” (Isaías 64:6

A VERDADE A RESPEITO DA NATUREZA HUMANA: “...somos como o imundo...”

         Caro leitor, entendamos bem o quanto a Palavra de Deus intensifica a condição imunda do homem no pecado. A Bíblia não olha o homem como nós, porque vemos o homem mais no aspecto externo; vemos as diferenças existentes no mundo. Mas o Senhor Deus vê todos em Adão, raça caída que decidiu abandonar o Senhor a fim de enlamear na imunda e podre lama do pecado. Quem ficou livre disso? Mesmo que olhemos para um porco e achamos que ele é limpo porque não entrou no mesmo lugar para onde outros já foram, eis que a verdade é que ele tem a natureza de porco e não vai demorar em que logo ele corra para o lugar onde tanto gosta.
         Digo mais que esse estado é visto em seus atos. Oh! Quanto somos enganados, pois pensamos que há diferença. Que olhemos o homem em seu coração, porque seus desejos infames pela imundície estão ocultos em seu íntimo, basta que Deus o solte, para que ele corra para aquilo que ele considera suas delícias. É assim caro leitor. Basta uma olhadela em Romanos cap. 1 e você verá ali o quanto isso é verdade, o quanto os homens estão aptos para se atirarem voluntariamente nos mais terríveis e abomináveis pecados. Considere bem esta declaração: “Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si” (Romanos 1:24). Pense bem, porque os homens não são empurrados para a imundícia, mas sim soltos e livres para aquilo que está em seus corações.
         Caro leitor, veja o que os homens gostam e buscam, não é verdade que se atiram com prazer para aquilo que tanto seus corações anseiam ter? Não é verdade que estão sempre em busca de seus vícios, de toda prática de imoralidade e aplicando-se a buscar ainda maiores perversões sexuais? Pense até mesmo nos crentes, naqueles que foram purificados e renovados no coração pelo poderoso trabalho do Espírito Santo. Nós os crentes ainda habitamos num corpo corruptível e se não for pela força da graça cairemos em terríveis pecados. Ora, os crentes amam santidade, correm para Deus e se aplicam à disciplina, no santo desejo de agradar ao Senhor. Mas não é isso com os homens que vivem sem Deus no mundo, porque na visão de 360 graus eles contemplam o mundo como o lugar adequadíssimo para armar suas tendas de prazeres e realizar seus sonhos.
         Digo mais que a própria lei de Deus mostra essa condição imunda dos homens. Por isso que foi dada a lei para mostrar que todos são igualmente culpados e amaldiçoados. A lei prova claramente nossa aptidão para correr para o mal. A própria lei de Moisés dada na sua maior parte em tom negativo revela essa verdade do estado imundo do homem. Seus “não matarás, não furtarás, não adulterarás”, etc. revelam a propensão natural do homem para irromper uns contra os outros em suas maldades.
         Caro leitor, tem no mundo alguma explicação para essa disposição tão imunda do homem no pecado? Não! Podemos nós tirar desse lugar onde reina o pecado qualquer porção de algo puro e santo? Claro que não! Não fosse a tão reveladora Palavra de Deus estaríamos atirados neste mundo como hienas à busca das carniças do pecado. O mundo jaz no maligno, está na mão do pai da mentira, o qual tem prazer em ver a multidão assim, festejando com ruidosa alegria suas práticas malignas e idolatrias. Então, não abrir a Palavra de Deus para mostrar essa tão triste miséria na qual se encontra o homem caído em Adão, é falta de amor e compaixão pelos perdidos.
         Mas tudo isso foi revelado a nós pecadores, a fim de mostrar que o perfeito Filho de Deus veio ao mundo para nos resgatar dessa imunda situação; veio nos purificar, mudar nossos corações, a fim de fazer dos pecadores homens e mulheres diferentes, justos e santos. É a história da graça de Deus; é a atividade compassiva de um Deus que aprouve salvar perdidos, e que por isso veio ao mundo para morrer em lugar dos pecadores contritos, arrependidos e que invocam Seu Nome para serem salvos.

        


Nenhum comentário: