sábado, 20 de dezembro de 2014

QUANDO DEUS PERSEGUE SEUS INIMIGOS (4)



Mas com inundação transbordante, acabará de uma vez com o lugar desta cidade; com trevas perseguirá o Senhor os Seus inimigos” (Naum 1:8).
         Prezado amigo, tenho mostrado que Deus teve e tem inimigos; que os verdadeiros crentes, antes eram inimigos de Deus; que vivendo no pecado homens e mulheres estão debaixo da Ira Dele e que, segundo o texto de Naum o Senhor “...com trevas perseguirá os Seus inimigos”.
         Vou avançar um pouco mais afirmando aqui que os homens provam com seus atos que realmente são inimigos de Deus. Vemos por exemplo no Salmo 14:1: “Diz o insensato em seu coração: Não há Deus; corrompem-se e praticam abominações...”. Veja como esse verso esclarece a atitude do homem no íntimo, porque lá dentro sua confissão está definida e declarada: “...Não há Deus...”. Eis aí o verdadeiro ateísmo! Eis aí a trama bem urdida no coração não regenerado! Uma vez que o coração concebe que Deus não existe, então o caminho fica livre para um viver corrompido em suas práticas abomináveis. O inimigo de Deus acha-se livre e desimpedido; acha que seu caminho é lindo e prazeroso; acha que não haverá qualquer julgamento, nem que seus atos serão odiosos e odiados. Não há porque temer; não há alguém superior à frente para tolhê-lo de seus intentos.
         Para o inimigo de Deus ele é livre para falar o que bem quiser, andar por onde quiser e praticar aquilo que gosta. Noutras palavras, o inimigo de Deus não pode nem quer viver para a glória de Deus, porquanto busca glórias em seus prazeres carnais e trabalha a fim de que possa adquirir esses prazeres. O inimigo de Deus menospreza a Palavra de Deus, recusando ouvi-la; ele desdenha de seus ensinos e ignora suas advertências. Os caminhos iluminados da revelação bíblica são recusados em seu coração, porque prefere se esconder nas trevas.
         O inimigo de Deus com sua boca pode até falar de Deus, lisonjeá-Lo e dizer que Lhe ama, mas é algo da aparência, porque seu coração está longe do Senhor. O pecado no íntimo faz com que seus sentimentos religiosos fiquem confusos e sua mente permanece obscura. O inimigo de Deus não percebe que seus deuses são fabricados no íntimo e adornados de superstições e fantasias criadas na mente. Satanás se posta à sua frente, exaltando seus direitos e acariciando seu ego.
         Digo mais que os inimigos de Deus são assim desde sua concepção. Quando nascem já estão formados e habilitados para a mentira (Salmo 58:3). Eles se multiplicam como ervas e parecem fortes, belos e dispostos a darem continuidade às suas maldades pelo caminho tortuoso. Com suas línguas desferem palavras duras contra o céu; são impenitentes e trabalham incansavelmente para que o mundo fique ainda melhor e proporcione os prazeres que lhes são agradáveis. Os inimigos de Deus são resolutos e prósperos no caminho por onde andam. Eles seguem esse caminho até à morte, porque são iludidos de que no final terão descanso merecido. Os inimigos de Deus avançam em seus caminhos rebeldes, não tem medo de um Deus compassivo e misericordioso. Ficam aterrorizados quando os terrores de Deus chegam para cercar-lhes e buscam socorro quando veem que estão sendo encurralado em seus  caminhos.
         Caro leitor, sabedores dessa verdade, firmemos o fato que não há amigo como o Senhor. Ele guarda e protege os Seus servos, mas por outro lado, não há inimigo igual ao Senhor, conforme vemos no texto. Não há meio termo, ou é amigo de Deus mediante o sangue reconciliador da cruz, ou é inimigo, provando pelos atos. O Deus da bíblia não é lisonjeado por palavras nem tampouco é levado por aparência religiosa. Por isso perscrutemos para que saibamos o que significa que Deus persegue seus adversários com trevas.
         O Senhor opera Sua maravilhosa salvação neste mundo, chamando homens e mulheres ao arrependimento. O Salvador bendito tem prazer em falar com homens e mulheres que caem ao pó como barro. Ele se aproxima e mostra Sua imensa compaixão e perdão aos corações que invocam Seu Nome.

Nenhum comentário: