sábado, 20 de dezembro de 2014

O QUE SIGNIFICA CONVERSÃO A DEUS (4)



Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vos outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o vosso coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará” (Tiago 4:7-10)
         O CAMINHO CORRETO A SER TOMADO: “Chegais-vos a Deus, e Ele chegará a vós
         Caro leitor, qual é o caminho que todo pecador deve tomar numa atitude que demonstra genuína conversão? Eis que Tiago expõe esse caminho a todos: “Chegai-vos a Deus...”. Todos os homens precisam saber que são responsáveis nessa atitude de humilhação. Não há percurso mais ultrajante para a natureza maligna do homem do que ir na direção correta – para Deus. Para isso o homem tem que descer, deve chegar ao pó, deve deixar sua arrogante pretensão de ser alguma coisa, de saber tudo e de querer andar por si mesmo.
         Caro leitor, mover-se em direção a Deus é simplesmente uma atitude abominável para o velho homem, o qual se debate em luta, a fim de fugir de Deus, ou mesmo de armar-se contra o Santo Senhor. Mas a verdade é que se o homem quiser subir, primeiramente terá que descer, caso contrário será um dia empurrado do último degrau dessa subida arrogante onde tem chegado. Tiago nos mostra o caminho que revela a conversão séria e resoluta, tomada por uma alma que realmente crê. O arrogante sempre há de manter-se distante, longe da vereda correta, do caminho que Deus requer que cada pecador tome. O humilhado há de descer do lugar onde a carne quer, onde se tramita com o mundo e onde se subordina ao diabo. Veja bem que foi aos pouco que Judas foi se afastando para o lugar onde sempre desejou estar. Aos poucos foi deixando a companhia dos santos apóstolos; aos poucos foi declarando nas atitudes que preferia estar na roda dos escarnecedores e por fim foi deixado no lugar exato, a fim de ser executado, como acontece com todos os rebeldes.
         Caro leitor, a alma que anseia converter-se a Deus não fica esperando o dia certo; não se esconde atrás de sua preguiça e indisposição; não fica inventando desculpas com tendo em vista achar meios de como escapar. As manobras da carne sempre se apresentam disfarçadas e carregadas de desculpas bem ardilosas. Quando Noemi percebeu os resultados trágicos de sua desobediência, ela não relutou, não aguardou um momento melhor, nem sequer buscou apoio humano. A fé a impulsionou a ir para o lugar de onde havia fugido. A fé age assim sempre; a fé não aceita as desculpas carnais, pelo contrário, a carne passa a ser refém da fé e é arrastada para o lugar certo.
         Meu caro amigo, mover-se na direção de Deus é o acontecimento mais impressionante; é uma experiência inaudita, que ultrapassa qualquer entendimento, porque não se espera isso da natureza humana. Então, não fique pensando que estamos tratando da decisão que se baseia nas possibilidades da carne. O que a carne jamais pode fazer, a fé faz com prazer. Quando a fé age na direção certa, no caminho do dever, aos olhos do mundo parece ser a decisão mais catastrófica tomada pelo homem. Mas a fé humildemente caminha e carrega consiga tudo como despojo, a fim de que tudo seja depositado perante o Senhor. Que caminho maravilhoso!
         Que decisão incrível! “Chegai-vos a Deus...”! Eis que essa via da graça está aberta, não há pedágio ali, mas é o caminho onde somente a fé pode caminhar, a fé verdadeira encontra força suficiente na graça, pois mira o Autor da fé. A fé segue firme, porque é atraída pelo Deus e deseja conhecê-Lo, a fim de viver por Ele e agradá-Lo. Não há lugar para a fé carnal! Não há lugar para aqueles que curtem aquilo que querem; que no íntimo escarnecem a Palavra e a desprezam! A conversão que se move na direção certa – para Deus é de uma alma obediente e humilde!

Nenhum comentário: