sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

QUANDO DEUS PERSEGUE SEUS INIMIGOS (2 de 28)



Mas com inundação transbordante, acabará de uma vez com o lugar desta cidade; com trevas perseguirá o Senhor os Seus inimigos” (Naum 1:8).
                  Caro leitor, em Naum o relato profético é um manifesto divino contra a enorme cidade de Nínive, 40 anos depois do avivamento com o profeta Jonas. Uma leitura superficial deste pequeno livro é suficiente para termos uma ideia dos horrores que trouxeram a completa e definitiva destruição daquela cidade amaldiçoada por Deus.
         Tomo este acontecimento para mostrar a todos que Deus, o Deus da bíblia é um perseguidor implacável contra os Seus inimigos. O texto acima mostra que o Senhor persegue Seus inimigos com trevas. Ora, essa verdade é incrível, porquanto o que Deus fez com Nínive e outras cidades e inimigos individuais é o que Ele está fazendo hoje. Esta mensagem segue como seríssima advertência, especialmente em nossos dias quando vemos um conhecimento distorcido de Deus; quando homens e mulheres, afirmando que são evangélicos brincam com o Nome do Senhor.
         Esta mensagem também visa alcançar aqueles que estão tendo no viver uma impressão de bem-estar, uma calma que não vem de Deus, mas sim do mundo e da carne. Homens e mulheres precisam conhecer o Deus da Bíblia. Precisam saber que Ele age com misericórdia, mas também age no mundo com justiça e Juízo (Jeremias 9:23,24); precisam saber que Ele ama Seus santos e os conduz em amor, santidade e disciplina neste mundo, mas que por outro lado Ele persegue Seus inimigos com trevas. Todos precisamos saber que para Deus não há neutralidade, ou é amigo, ou é inimigo. O pecado colocou-nos como inimigos e somente o sangue remidor pode aproximar o pecador de Deus. Precisamos saber que não há ninguém que possa aproximar-se de Deus, a não ser mediante o sangue da cruz; que fora do sangue homens e mulheres estão debaixo da Sua santa e justa ira (João 3:36). Todos precisam saber que não há refúgio e segurança numa igreja, numa oração, num santo, nas atividades, etc.
         Caro leitor quero lhe convidar para que juntos contemplemos pela fé esse ensino visto em Naum 1:8. Eu sei que encarar essa verdade é fazer com que nossa natureza egoísta beba um cálice amargo; é afundar nossa soberba religiosa no pó; é fazer com que desçamos de nossa vaidade em achar que somos alguma coisa importante e que somos vistos por Deus como personagens especiais neste mundo. Portanto, quero levar o amigo leitor no conhecimento teológico desse ensino.
         Deus tem Seus inimigos? Quem são eles? O que a Palavra de Deus ensina a respeito disso? Certamente concebemos a ideia de que os inimigos são somente e tão somente aqueles que cometem sérios e drásticos pecados. Mas não é verdade. Todos os verdadeiros e genuínos crentes sabem disso. Paulo escreveu para a igreja em Colossos e falou a respeito da vida pregressa daqueles crentes:A vós também, que outrora éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más” (Colossenses 1:21). Aqueles homens e mulheres que foram salvos e que compunham o rol de membros daquela igreja eram antes inimigos de Deus no entendimento. O que? Sim! Muitos provavelmente eram pessoas educadas, ricas, trabalhadoras, mas eram inimigas de Deus, mesmo que nunca tivessem praticados pecados abomináveis.
         Caro leitor, no coração o homem já é um inimigo de Deus desde a concepção: “Alienam-se os ímpios desde a madre” (Salmo 58:3). Não é algo que acontece quando a pessoa passa a tomar decisões na vida. Os homens odeiam a Deus e não aceitam a liderança de Deus no viver. Odeiam a Deus na mente e por isso não querem aceitar as verdades do evangelho. Odeiam a Deus na mente e não suportam que qualquer luz da revelação bendita penetre ali; odeiam a Deus e se disfarçam em suas religiões.
         Caro amigo, não fique pensando que tudo muda porque pensou em Deus, ou fez uma oração a Deus. A inimizade contra Ele nos pensamentos é revelada nos atos, pelo que fala, por onde anda e pelo que faz. É inimigo se não se humilhou perante o único Salvador bendito e clamou a Ele por salvação de Sua alma.

Nenhum comentário: