sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

O QUE SIGNIFICA CONVERSÃO A DEUS (3)



Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vos outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o vosso coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará” (Tiago 4:7-10)
         O  CAMINHO CORRETO A SER TOMADO: “Chegais-vos a Deus, e Ele chegará a vós
         Caro leitor, o caminho do arrependimento deve ser conforme a Palavra de Deus. Tenho visto pessoas que acham que se arrependeram, mas na realidade o que acontece com muitos não passa de remorso ou medo, por isso essa conversão derrete-se como gelo, ou passa como fumaça. Confiar em sua própria natureza para converter-se a Deus é loucura, porque é simplesmente impossível. Muitas vezes a natureza carnal do homem dá impressão de conversão, mas é alarme falso. Chegar a Deus é pelo caminho da humilhação, da obediência à verdade revelada na Palavra e esse não o caminho que a natureza corrompida do velho homem em Adão ousa tomar. Tal conversão chega até certo ponto do caminho, mas para ali. A natureza do homem assemelha-se à correnteza de um rio, sempre descendo.
         Mas, a fé bíblica sempre toma o caminho correto. A fé genuína mira a presença de Deus e não se afasta dessa direção. A fé bíblica contempla essa luz bíblica e marcha naquela direção, assim como Noemi tomou o caminho de volta a Belém e desse caminho não se afastou. Quando o pecador vai à direção certa é porque Deus o chama. Os animais sabem o caminho certo para encontrar água e bons pastos, a fé sabe o caminho certo rumo ao Senhor e não toma direção errada, justamente porque à frente o Senhor está atraindo. O caminho da fé é o caminho do tesouro. Para uma alma convertida ir a Deus é achar tudo; é uma alma faminta que sabe onde achar o pão; é uma alma que sente intensa sede e corre até o poço certo (João 4).
         Também, quando a fé está em evidência, certamente é o poder da graça que está em ação: ”... e Ele se chegará a vós”. Quando há chuvas, vemos as nuvens nos céus. Caro leitor, não há um acontecimento mais glorioso e milagroso do que quando uma alma se direciona a Deus de todo coração. Quando o pecador vai ao Senhor, imediatamente Ele vai em direção ao pecador. Quando o filho pródigo se levantou para ir ao seu pai, ele sabia que iria encontrar uma face amorosa à sua espera, e disso ele sabia disso com certeza. Não há erro nos passos da fé; o convertido não transita no escuro; não é a fé agindo confiando em na fé, mas sim na graça. A fé em si nada terá de valor, se não tiver encontro com a graça. A noiva toma o caminho em direção ao noivo, e tudo será miséria para ela caso não o achar. Um mendigo terá uma jornada em vão se não encontrar aquele que pode lhe dar alguma coisa.
         No caso da fé, quando toma a direção certa, tudo se mobiliza naquela direção. Quando estamos dirigindo um veículo, tudo à frente é como que puxado para traz, tudo se move à nossa direção. O convertido não é alguém parado, que espera as coisas acontecerem. O convertido não dá um prazo para Deus; não espera para que as coisas mudem; não espera para ouvir um chamado. A alma convertida não tem descanso enquanto não encontra o Senhor – seu salvador. A alma convertida mira os obstáculos e os transpõe; o mundo com todo seu conforto, amigos, parentes e coisas semelhantes vão ficando distantes, porquanto Cristo é o bem supremo daquele que realmente se converte a Deus.
         Também, é o Espírito de Deus o Santo encarregado de mover o convertido a Deus. Que privilégio! O próprio Deus operando Seus atos inauditos no meio dos homens! Conversão a Deus significa ser bem-aventurado! Não há maior privilégio, porque significa que foi chamado por Deus, para ser de Deus!

Nenhum comentário: