sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

O HORROR DO PECADO (2)




“Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões e o meu pecado está sempre diante de mim” (SALMO 51:1-3)
       INTRODUÇÃO:   
         Caro leitor, permaneço um pouco mais introdução, a fim de mostrar o quanto  nossas reações são normalmente terríveis contra Deus, porque está mexendo com nosso amigo maior – o pecado - com nosso líder, com nosso orgulho pessoal. A ida de Natã para encarar a face de um rei encoberto pelo engano do pecado foi bem arriscada. Naquele momento Davi suscitado em seu orgulho próprio poderia bem ordenar que os guardas do palácio prendessem o profeta. Mas você poderia argumentar dizendo que um homem crente como Davi jamais faria algo assim. Quanto engano! Vocês lembram do rei Asa? Ele foi um dos grandes homens de Deus erguidos para reger a nação de Judá; foi com ele que Deus realizou uma das mais gloriosas façanhas em esmagar um poderoso exército de etíopes, a fim de livrar Jerusalém (2 Crônicas 14). Foi um homem grandemente usado por Deus e com coração muito disposto a aprender com os conselhos dos profetas usados por Deus em seu reino. Mas quando cometeu o terrível erro de confiar no rei da Síria e pagou-lhe para ajudar a se defender do rei de Israel, eis que quando o profeta Hanani chegou para repreendê-lo, a reação de Asa foi violenta contra o profeta (2 Crônicas 16).
         Nós somos assim quando estamos revestidos da soberba de nossos maldosos atos e a tendência é não humilhar e admitir nossas misérias. Não é fácil aceitar que descemos ao poço da perdição e que agora estamos massacrados pelas nossas misérias. Não pensemos que essas reações são raras, porque especialmente são manifestadas por homens e mulheres religiosos e até mesmo por crentes sinceros. Eu mesmo tenho enfrentado reações terríveis de pessoas que se sentiram descobertas em seus pecados. Já vi muitos se contorcendo em seus lugares quando ouviam as verdades do evangelho.
Por vezes ficamos satisfeitos quando a mensagem toca noutra coisa, quando fala dos problemas dos outros, ou mesmo toca naquilo que tanto gostamos de ouvir.
         Mas a reação de Davi perante as palavras tão reveladoras e cheias de juízo da parte do profeta foi diferente. O Salmo 51 nos mostra o real significado de um homem que perante Deus é humilde e um orgulhoso. Mesmo tendo cometido tamanha maldade, Davi não deixou de ser um homem segundo o coração de Deus. Sua reação perante a clara luz do céu foi marcante, e foi ali que percebeu que sua miséria foi cometida contra Deus: “Pequei contra o Senhor...” (2 Samuel 12:13). Veja amigo, não foi uma reação de alguém que estava querendo se justificar; não foi uma falsa confissão. Foi de fato a descoberta de um coração de um homem santo que ofendeu ao Senhor, que se ergueu no orgulho e prevaricou-se para praticar tanta maldade; foi alguém que aproveitou para arrancar do seu reino a glória que pertence a Deus; foi um homem justo que estendeu sua mão para práticas perversas.
         O que Davi fez? Saiu para buscar os conselhos dos perversos? Foi se ajuntar com homens malignos, a fim de achar um lugar onde pudesse manter seu orgulho intacto? Não! Ele só esperou que o profeta fechasse a porta, deixando-o sozinho, a fim de correr e abrir a porta da misericórdia e achar a presença de Deus. De repente Davi viu a terrível maldade cometida. Ele conhecia seu Deus, sempre soube da Sua graça e amor, sempre recorrera a Ele nos momentos de angústia e foi socorrido. E agora? O que fazer? Ele foi à presença do Senhor, pois sabia que, não obstante o tamanho do seu pecado, o trono do Senhor era de misericórdia, por isso entrou em pranto, em gritos e gemidos na presença do Rei dos reis!

Nenhum comentário: