sábado, 20 de dezembro de 2014

GRANDE ENCONTRO DA GRAÇA COM A FÉ (1)




“E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23:43)
      INTRODUÇÃO:   
         Querido leitor, onde está a graça, ali estará a fé e onde está a fé, ali estará a presença poderosa da graça em pleno exercício. Há  um incrível poder de atração entre ambos; é o céu tocando a terra em plena conciliação; é a luz da Cidade Santa brilhando de forma graciosa em corações antes completamente entenebrecidos pela invasão do pecado. A pregação do evangelho anuncia aos homens que pecadores podem ser achados por Deus. O evangelho vem anunciar a gloriosa voz do Salvador no meio dos homens, dizendo: “Vinde a mim”, “Segue-me”. Não temamos em falar sobre a fé e a graça! Normalmente jogamos lixo fora, não tesouros, mas o que vemos em nossos dias são teólogos considerados espertos e sábios fazendo exatamente o contrário: atirando as joias eternais no lixo e tomando o lixo como se fosse tesouro.
         Caro leitor, esses tesouros de Deus são vistos em toda Palavra e um povo cheio de fé inunda seu ser com a graça salvadora, com aquilo que Deus afirma ter derramado abundantemente sobre nós (Efésios 1:8). No verso anterior do texto acima,  a fé foi bem destacada em seu milagre, sua força e sua plena e completa vitória: “Senhor, lembra-te de mim quando entrares no teu reino”. Mas, veja bem que a fé não se exalta acima da graça salvadora, ela é submissa, mas vitoriosa. O que aquele réu do fogo eterno buscou conseguiria achar? Nosso Senhor estaria pronto para ouvir seu clamor? Pela lei santa e justa aquele moço merecia a punição pelos seus erros, por isso a prisão perpétua lhe aguardava com ansiedade e o inferno o aguardava com extremo anseio. Mas ali estava ao seu lado o Salvador bendito, e foi ali que a alma aflita achou descanso, repouso e salvação.
         Da mesma maneira que dispomo-nos para averiguar as maravilhas da fé, devemos muito mais ver como a graça brilha intensamente quando Deus encontra um pecador em desesperada busca pela salvação. A luz é um tesouro preciosíssimo quando passamos muito tempo sem ela. Naquele momento toda ocupação é voltada para o acontecimento marcante da crucificação, toda atenção é direcionada para o desdobrar-se da maravilhosa graça salvadora em salvar um perdido pecador! O que aconteceu ali? Como um Deus justo e santo poderia aceitar um imundo, um rebelde contra Seu reino e Sua santa lei? Caro leitor, a resposta está mui especialmente voltada ao que contemplamos no Calvário, pois o cenário da cruz nos tira imediatamente do cenário do Monte Sinai. Enquanto lá embaixo as forças do mal unidas estão festejando a aparente derrota do céu, eis que o cenário da graça é aberto, a fim de mostrar na salvação de um homem o que Aquele Salvador faria no mundo inteiro.
         Caro leitor, todo meu esforço em pregar nesse texto de Lucas é para que Deus em Suas misericórdias venha usar meus frágeis argumentos, a fim de ajudar leitores que anseiam hoje mesmo a salvação. Que essa intensa luz do céu brilhe no coração de homens e mulheres que agora estão com intensa fome de justiça perfeita; que querem de coração saber a verdade de como Deus concede salvação eterna e graciosa aos pecadores que creem de todo coração. E enfim, que os santos de Deus que agora leem possam ter suas vidas cheias desses santos adornos da graça, os quais fazem do povo de Deus um povo belo em santidade e justiça neste mundo.

                  

Nenhum comentário: