segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

ESTUDOS NO SALMO 23 (14)



“Ele me faz repousar em pastos verdejantes, leva-me para junto das águas de descanso.” (Salmo 23 versos 2 e 3)
O GOZO DE UMA PROVISÃO NECESSÁRIA (terceira)
        Caro leitor segue algumas sugestões práticas, se quisermos usufruir as delícias da vida triunfante neste mundo: Em primeiro lugar, é obvio que os crentes devem ocupar tempo na leitura da Palavra. Tempo gasto na Palavra não é tempo desperdiçado, pelo contrário, quanto mais tempo lendo e relendo a Bíblia, a Palavra da verdade vai penetrando e vai fortalecendo a alma, dando estabilidade espiritual, colocando “aço” no homem interior.
        Se lermos atenciosamente o Salmo 119, vamos perceber que o salmista chegou a ter gosto e prazer pela Palavra porque desejou e buscou a Palavra. Ele passou a amar a Palavra de Deus de todo seu coração (verso 47,97); encarou-a como algo mais precioso do que os tesouros deste mundo (verso 14); buscou-a como se estivesse cavando profundo atrás de ouro e pedras preciosas (verso 72); considerou a sabedoria de Deus infinitamente melhor do que a sabedoria deste mundo (verso 99); tomou a Palavra de Deus como a única arma suficientemente poderosa para lutar contra o pecado (verso 11); apresentou a Palavra de Deus aos jovens como o único recurso a fim de que eles pudessem manter-se puros (verso 9).
Que todos os crentes tenham a mesma disposição! Para isso é necessário que todos os que são salvos disponham de coragem e firmeza, a fim deixar de lado aquilo que o mundo lhes oferece e que não tem utilidade alguma, a fim de dedicarem à Palavra todos os dias. O mundo com seus prazeres e atrativos tem a função de trazer certa anemia espiritual, minando nossas forças e abalando nossa fé, e assim tende a lançar fora nosso prazer e regozijo. Para aquele que é genuíno crente, vem a disciplina de Deus para trazê-lo de volta à Palavra. Esta verdade pode servir de advertência para aqueles que afirmam que são crentes, mas têm prazer pelo mundo e jamais recebem disciplina da parte de Deus. O alvo de Deus é a santidade de cada crente e a disciplina vem a fim de direcionar o crente naquilo que somente a Palavra de Deus pode fazer em sua vida. Se não está havendo disciplina é porque a pessoa não pertence à família de Deus. É esse o ensino de Hebreus 12:1-11.
        Em segundo lugar, é importante que os crentes memorizem a Palavra de Deus. É isso o que Paulo diz em Colossenses 1:16: “Habite ricamente em vós a Palavra de Cristo...” A palavra “habitar” significa “sentir-se em casa.” A Palavra de Deus deve encher e tomar inteiramente a casa da vida do salvo. Quando memorizamos versos bíblicos, estamos na realidade munindo nossos corações com a “espada do Espírito” e será aquilo que vamos precisar para todos os momentos de nossas vidas; quando somos assaltados por tentações, quando o medo, a ansiedade e a turbulência deste mundo chegam para derrubar os santos. Com a Palavra de Deus habitando no coração, o crente vai saber como ter fé firme para enfrentar Satanás, o mundo e a carne. (continua)

Nenhum comentário: