sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

VIDAS PIEDOSAS (10)



“Feliz o homem constante no temor de Deus; mas o que endurece o coração cairá no mal” Provérbios 28:14
A IMPIEDADE DEFINIDA: “... mas o que endurece o coração virá a cair no mal.”
               Caro leitor, o que significa ter um coração endurecido? Como isso se manifesta no viver? É claro que resulta em orgulho próprio, do desejo de viver como quer, de não submeter-se a Deus e assim viver para Sua glória. O coração duro é prova que o homem velho ainda continuar respirando morte; que ainda prossegue em franca disposição de servir ao pecado. Ora, nem podemos imaginar o quanto é grave isso, pois o problema nem sempre é presenciado por fora, mas fica interiormente oculto.
               Caro leitor, não há como vencer o velho e corrompido homem no pecado, pois ei-lo continuamente em pé resistindo a glória de Cristo. Somente o Senhor mediante a mensagem do evangelho pode vir e acertar o coração pervertido com Suas setas inflamadas de misericórdia. O homem velho gosta de brincar no “quintal” de Deus e admira muito os favores e benefícios advindos do coração cheio de ternura do Criador. Porém, não tolera os raios de luz provenientes da glória de Cristo, porque eles fulminam o velho homem; eles ferem o orgulho próprio e aniquila toda vaidade de corações corrompidos no pecado.
               Às vezes os ímpios dão impressão de quebrantamento. Vocês conhecem bem a história de Faraó, pois quando os horrores das pragas atingiam seu reino e sua própria vida, eis que de repente parecia que havia se convertido. Quantas vezes homens se tornam crentes, porque recuperaram de uma enfermidade mortal, porque sentiram bem num ambiente cristão, sentindo a presença de Deus, ou mesmo porque tiveram pavor ao ouvir alguma mensagem sobre os terrores vindouros. Já me deparei com muitos assim, os quais pareciam que se tornaram crentes, mas a verdade é que jamais tiveram seus corações quebrantados e transformados mediante o poder da graça.
               Muitas vezes os ímpios vivem anos e anos parecendo crentes; alguns até mesmo entram no ministério, oram, pregam, aconselham e são bem conceituados. Mas não demora muito para que seus corações sejam descobertos como sujos e imundos. Normalmente elementos de corações endurecidos, mas encobertos são bem-vindos no meio da sociedade, porque são humanistas, sociáveis e agradáveis. Mas o que acontece é que basta surgir a pressão do momento, para que as chagas da maldade brotem do íntimo.
               Mas vamos ao final desse comentário, porque é dito que homens e mulheres cujos corações estão endurecidos hão de cair no mal: “...cairá no mal”. Veja caro leitor, que é esse persistente estado de embrutecimento contra a verdade revelada que faz o homem cair no mal. Primeiramente, Deus mesmo endurece o coração, a fim de que não haja lugar de arrependimento. Não foi assim com Esaú? Ele deu toda prova de jamais querer o Deus de seus pais; desprezou os meios da graça ao seu alcance e quando veio a chorar, não houve mais lugar de arrependimento. Daquele momento para frente Deus guiou Esaú, concedendo-lhe tudo o que tanto ambicionara; deu para ele toda prosperidade e elevou sua descendência para se tornar uma poderosa nação. Mas tudo isso foi feito sob a Ira de Deus.
               Ó meu caro leitor, quão perigoso é para alguém quando se endurece contra Deus e Sua Palavra! Ó quão terrível é quando um homem desde já se encontra em sentença eterna, a fim de não mais se arrepender! Ó, quão miserável é o homem, para o qual não há mais solução; Deus simplesmente ordenou que ele marche para o inferno! Ora, ele há de prosseguir assim, seu caminho é para a sepultura e não há quem possa detê-lo.
               Talvez haja entre meus leitores alguém que foi tocado pela Palavra e foi descoberto estar lutando contra Deus. Se houve arrependimento para se humilhar é sinal que o Senhor está perto dessa alma neste momento.

Nenhum comentário: