sábado, 20 de dezembro de 2014

A CHAMADA EFICAZ (24)



“Então Jesus lhe disse: Hoje houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão” (Lucas 19: 9)


Caro leitor, Cristo várias vezes confrontou com os orgulhosos judeus e  mostrou-lhes, que  nada tinham de ligação espiritual com Abraão, apesar que eram descendentes no sangue. Eles estavam prontos a brigar, e até mesmo a matar para sustentar essa falsa ideia. Abraão era considerado por eles como alguém sobrenatural, capaz de até mesmo rogar por eles junto a Jeová e assim lhes garantir um lugarzinho no tão seguro e almejado paraíso celestial. Abraão tornou-se uma idolatria em seus corações. O cap. 8 do evangelho de João apresenta um devastador confronto entre Cristo e os judeus que carregavam em seus corações essa concepção claramente humana e extremamente perigosa. Eles estavam prontos a atacar, perseguir, maltratar e aviltar qualquer pessoa que não fizesse exatamente o que eles ensinavam, achando que eram super espirituais porque não praticavam certas coisas erradas que muitos praticavam, e assim viviam os fanáticos e assassinos judeus, por isso atacaram e chegaram a matar o Senhor Jesus por que este lhes falou a verdade.

Naquele tão impressionante cap. 8 de João, Cristo mostra claramente a diferença entre a descendência espiritual e a descendência no sangue, de Abraão. Abraão é pai espiritual de todos os que verdadeiramente creem no Senhor Jesus e assim são salvos. Abraão foi o modelo da verdadeira fé que todos os eleitos de Deus no mundo inteiro receberiam para serem salvos. Os judeus não entendiam a verdade sobre a descendência espiritual, porque seus olhos estavam cegados e jamais podiam entender algo que só pode ser ensinado pelo Espírito Santo. Esta verdade esmaga o ego humano, e exalta o Deus vivo e verdadeiro.

         Ali estava Zaqueu, um homem desprezado por seus patrícios, mas Deus tinha seus olhos de misericórdia fitos nessa alma escolhida, atraindo ciúme dos arrogantes judeus, mas expondo assim sua sobre-excelente graça que verdadeiramente salva. O que Jesus disse? “Aí está um verdadeiro descendente de Abraão.” Deus tem a linhagem santa dEle, o povo escolhido, e a Graça Irresistível opera de forma triunfante em todos aqueles que participam dessa bem-aventurada descendência. Deus descobre Seus escolhidos e eles são realmente alcançados pelo poderoso evangelho.

Ali estava Zaqueu e o Espírito Santo operou em seu coração a viva fé, a mesma que atingiu Abraão, com essa fé salvadora Zaqueu pode fitar Jesus, e o Senhor em Sua infinita Graça fitou Zaqueu. Esse encontro foi de tal maneira gloriosa que transformou em salvação para aquela alma, e Deus foi assim glorificado, Satanás foi despojado em seu próprio império de trevas. Não foi porque Zaqueu estivesse querendo, porque realmente ele não queria, mas a graça agiu naquele rebelde coração e conquistou-o totalmente. Eis aí como Cristo exibe no verso nove a descendência santa. Zaqueu pertencia à linhagem espiritual de Abraão, Ninguém podia entender nem explicar isso. A Doutrina da Graça Irresistível atraiu a fúria daqueles judeus, mas a vontade Soberana foi feita na vida de Zaqueu como está sendo feita em nossos dias, e será feita para a Glória Dele.

Espero que tal verdade chegue como um gostoso e cheiroso bálsamo espiritual para seu coração. Deus tem a descendência  santa Dele, e todos aqueles que são chamados pelo evangelho e são salvos pela graça, são a manifestação dessa semente escolhida antes da fundação do mundo. Que hoje seja o dia da portentosa obra de Deus em seu coração, meu amigo. Que hoje seus olhos espirituais possam ver o maravilhoso Salvador pela fé e que seus ouvidos espirituais possam o ouvir o chamado Dele ao arrependimento.

Nenhum comentário: