quarta-feira, 15 de outubro de 2014

A TRISTE JORNADA DO ÍMPIO NESTE MUNDO (4)




Mas chegai-vos para aqui, vós, os filhos da agoureira, descendência da adúltera e da prostituta. De quem chasqueais? Contra quem escancarias a boca e deitais para fora a língua? Porventura, não sois filhos da transgressão, descendência da falsidade, que vos abrasais na concupiscência junto aos terebintos, debaixo de toda árvore frondosa, e sacrificais os filhos nos vales e nas fendas dos penhascos? (Isaías 57:3-7)
A NOSSA ORIGEM NO PECADO: “...vós filhos da agoureira...”
         Caro leitor, Deus está mostrando o trágico significado da queda no Éden; é a mesma linguagem usada em Romanos 3:23: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. De Romanos 5:12: “Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”. É a mesma linguagem do Salmo 51:5: “Eu nasci na iniquidade e em pecado me concebeu minha mãe”. Poderia gastar tempo aqui mostrando aos meus leitores o fato que Deus não poupa palavra duras, a fim de mostrar a triste realidade da queda.
         Prossigo também para mostrar o trágico significado da queda. Quando nossa mamãe Eva é chamada de agoureira, adúltera e prostituta, realmente Deus está declarando que não teremos um destino abençoado. Ó, quanto os homens desacreditam na realidade da condenação! No íntimo os pecadores acham que não são tão culpados assim e que haverá um meio de escapar do triste destino que lhes espera após a morte. Por essa razão o pai da mentira sempre lhes oferece opções de crenças, como da reencarnação, de pagamento do pecado num limbo, por exemplo, ou até mesmo acreditam que Deus sendo Pai de todos não vai permitir que Seus “filhos” sejam lançados no inferno. Sempre os homens aqui lutam para amainar a gravidade da nossa condenação.
         Também, Deus está mostrando que devido a nossa natureza pecaminosa, por havermos nascidos no pecado, não teremos um caminho santo e puro em nosso andar. Deus em nada espera que os pecadores por si mesmos vivam em justiça e santidade, da mesma forma que não esperamos que porcos vão viver como ovelhas. Em nossos dias vemos a luta sem trégua do inimigo, no anseio de fazer com que as multidões pensem assim e vivam tranquilas, esperando que no final haverá um descanso eterno, assim como vivia o rico, o qual quando morreu veio a dar conta que estava no inferno em sofrimento, ao invés de estar no Paraíso (Lucas 14).
         Caro leitor, somos da mesma natureza de nossos pais e não há como mudar essa situação, a não ser pelo milagre do novo nascimento, e isso só pode ocorrer segundo a vontade de Deus (João 1:13). Nem mesmo um religioso como Nicodemos entendia isso (João 3). O que Deus fala a respeito de homens e mulheres que vivem no pecado? “Mas chegai-vos para aqui, vós, os filhos da agoureira, descendência da adúltera e da prostituta...”. De maneira alguma Deus espera que homens naturais vivam como homens espirituais, porque é impossível. Pode frequentar uma igreja boa; pode ter aprendido muitos versos bíblicos; pode ter sido batizado e aprendido a cantar na igreja. Mas a verdade é que “...o que nascido da carne...sempre será carne.
         Também, não teremos por natureza um caminho santo e puro em nosso andar. O pecado fez com que homens e mulheres andem em caminhos tortuosos. Os caminhos retos não são agradáveis aos homens, cujas almas estão tortas por falta da perfeita justiça (Habacuque 2:4). Os caminhos dos homens, por mais agradáveis que forem aos seus olhos, aos olhos do Senhor são caminhos errados e desvirtuadores: “...os meus caminhos não são os vossos caminhos...” (Isaías 55). Sempre se espera que os nascidos de Adão andem assim neste mundo, menosprezando a lei de Deus e contrariando a santidade do Senhor.
         Sempre foi assim desde a entrada do pecado. A não ser que o Senhor da glória venha e mude o coração pelo novo nascimento.

Nenhum comentário: