“Mas chegai-vos para aqui, vós, os filhos da
agoureira, descendência da adúltera e da prostituta. De quem chasqueais? Contra
quem escancarias a boca e deitais para fora a língua? Porventura, não sois
filhos da transgressão, descendência da falsidade, que vos abrasais na
concupiscência junto aos terebintos, debaixo de toda árvore frondosa, e
sacrificais os filhos nos vales e nas fendas dos penhascos? (Isaías 57:3-7)
A
NOSSA ORIGEM NO PECADO: “...vós filhos da agoureira...”
Caro leitor, Deus está mostrando o
trágico significado da queda no Éden; é a mesma linguagem usada em Romanos
3:23: “Porque todos pecaram e
destituídos estão da glória de Deus”. De Romanos 5:12: “Assim como por um só homem entrou o pecado
no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens,
porque todos pecaram”. É a mesma linguagem do Salmo 51:5: “Eu nasci na iniquidade e em pecado me
concebeu minha mãe”. Poderia gastar tempo aqui mostrando aos meus leitores
o fato que Deus não poupa palavra duras, a fim de mostrar a triste realidade da
queda.
Prossigo também para mostrar o trágico
significado da queda. Quando nossa mamãe Eva é chamada de agoureira, adúltera e
prostituta, realmente Deus está declarando que não teremos um destino
abençoado. Ó, quanto os homens desacreditam na realidade da condenação! No
íntimo os pecadores acham que não são tão culpados assim e que haverá um meio
de escapar do triste destino que lhes espera após a morte. Por essa razão o pai
da mentira sempre lhes oferece opções de crenças, como da reencarnação, de
pagamento do pecado num limbo, por exemplo, ou até mesmo acreditam que Deus
sendo Pai de todos não vai permitir que Seus “filhos” sejam lançados no
inferno. Sempre os homens aqui lutam para amainar a gravidade da nossa
condenação.
Também, Deus está mostrando que devido
a nossa natureza pecaminosa, por havermos nascidos no pecado, não teremos um
caminho santo e puro em nosso andar. Deus em nada espera que os pecadores por
si mesmos vivam em justiça e santidade, da mesma forma que não esperamos que
porcos vão viver como ovelhas. Em nossos dias vemos a luta sem trégua do
inimigo, no anseio de fazer com que as multidões pensem assim e vivam
tranquilas, esperando que no final haverá um descanso eterno, assim como vivia
o rico, o qual quando morreu veio a dar conta que estava no inferno em
sofrimento, ao invés de estar no Paraíso (Lucas 14).
Caro leitor, somos da mesma natureza de
nossos pais e não há como mudar essa situação, a não ser pelo milagre do novo
nascimento, e isso só pode ocorrer segundo a vontade de Deus (João 1:13). Nem
mesmo um religioso como Nicodemos entendia isso (João 3). O que Deus fala a
respeito de homens e mulheres que vivem no pecado? “Mas chegai-vos para aqui, vós, os filhos da agoureira, descendência da
adúltera e da prostituta...”. De maneira alguma Deus espera que homens
naturais vivam como homens espirituais, porque é impossível. Pode frequentar
uma igreja boa; pode ter aprendido muitos versos bíblicos; pode ter sido
batizado e aprendido a cantar na igreja. Mas a verdade é que “...o que nascido da carne...sempre será
carne.
Também, não teremos por natureza um
caminho santo e puro em nosso andar. O pecado fez com que homens e mulheres andem
em caminhos tortuosos. Os caminhos retos não são agradáveis aos homens, cujas
almas estão tortas por falta da perfeita justiça (Habacuque 2:4). Os caminhos
dos homens, por mais agradáveis que forem aos seus olhos, aos olhos do Senhor
são caminhos errados e desvirtuadores: “...os
meus caminhos não são os vossos caminhos...” (Isaías 55). Sempre se espera
que os nascidos de Adão andem assim neste mundo, menosprezando a lei de Deus e
contrariando a santidade do Senhor.
Sempre foi assim desde a entrada do
pecado. A não ser que o Senhor da glória venha e mude o coração pelo novo
nascimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário