quarta-feira, 29 de outubro de 2014

A DIFERENÇA FEITA PELA CRUZ (4)



E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências”. (Gálatas 5:24). A LINHA DIVISÓRIA
         Prezado leitor, minha súplica é para que o Senhor mostre aos meus leitores as maravilhas desse verso em Gálatas 5:24. Nesta época quando falta a verdadeira ortodoxia bíblica no meio do povo de Deus, satanás tem aproveitado para lançar suas mentiras religiosas. Urge a pregação bíblica que mostra a diferença entre os que são de Deus e os que não são: “Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve” (Malaquias 3:18). Convido o amigo leitor para que juntos atentemos bem nas considerações dessa profunda declaração de Paulo: E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências”. Já pudemos ver o verso à luz de toda carta aos Gálatas. Também pude mostrar que a mensagem da cruz sempre foi a ênfase de Paulo, quando alguma igreja abria a porta para qualquer erro teológico, ou para as inclinações carnais, como ocorreu em Corinto.
         Precisamos prosseguir. Tenho mostrado aos meus leitores que a cruz marca o início da nova vida em Cristo, e o evangelho cristocêntrico faz brilhar a glória do Rei da glória perante homens e mulheres culpados. A cruz declara a morte do velho homem, ligado a Adão na queda e amaldiçoado pela santa lei. A cruz mostra o novo homem em Cristo, uma nova criação (2 Coríntios 5:17), com a perfeita justiça de Cristo imputada nele (2 Coríntios 5:21), nascido de novo, andando na liberdade da glória dos filhos de Deus e mostrando ao mundo as maravilhas da graça por meio do viver que realmente glorifica a Deus.
         Mas quero considerar com mais de detalhes o verbo que no texto está no pretérito: “...crucificaram...”. Mostra a verdade que, não há qualquer possibilidade de lidar contra a força tempestuosa da carne, com suas paixões e concupiscência, a não ser mediante a morte. Veja bem, caro leitor que é totalmente inútil, porque qualquer esforço, fora da cruz será a carne lutando contra a carne. Os verdadeiros crentes encaram essa guerra como triunfantes, porque foram crucificados com Cristo, agora estão escondidos Nele, vivem pela fé do próprio Filho de Deus. Noutras palavras, em Sua morte Cristo providenciou tudo para Seu povo fosse equipado no triunfo da cruz.
         Talvez o leitor esteja pensando o que certamente passa na mente de muitos, que os salvos são perfeitos. Que uma vez que alguém se torna um crente em Cristo estará livre de pecar. Quanto engano! Eles são vistos como aqueles que mediante a nova posição no Filho de Deus e feitos novas criaturas podem batalhar as guerras espirituais, equipados com um novo coração e com todas as armas dadas pelo Espírito e pela Palavra (Efésios 6:10-18). Na visão bíblica vemos o povo de Deus enfrentando diariamente constante guerra, na jornada rumo ao lar celestial. O caminho que nos leva até ao portal da Cidade Santa é cheia de conflitos, armadilhas cruéis, inimigos ferozes estão constantemente apontando suas armas contra as ovelhas do Senhor. Vemos um povo que lê, ora, vigia, clama, intercede; vemos um povo em quem habita o Espírito de Deus, que brilha neste mundo a glória do Cristo ressurreto neles.
         Não é uma verdade incrível? Não é algo que paralisa este mundo e emudece o reino das trevas? Quem pode explicar a façanha de homens e mulheres, em sua maior parte incultos, pobres e ignorados pela sociedade, podendo agora caminhar triunfantemente rumo ao lar celestial? Não olhe para esta ou aquela igreja! Não olhe para este ou aquele poderoso ministro evangélico! Olhe para a mensagem da cruz! E você amigo, faz parte desse exército celestial? Você mostra pelo seu viver que pertence ao grupo daqueles que foram comprados pelo sangue do Cordeiro? Pertence aos que foram lavados, purificados, justificados e santificados na redenção da cruz? A mensagem do evangelho é o chamado de Deus aos pecadores, para que corram aos pés do Salvador e Senhor, a fim de serem salvos para sempre!
        

Nenhum comentário: