quarta-feira, 29 de outubro de 2014

SUFICIENTE GRAÇA (8)



Porque pela graça sois salvos, mediante a fé e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não de obras para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8. 9).
A OBRA DA GRAÇA NA SALVAÇÃO: “Porque pela graça...”
         Caro leitor, ainda analisando as maravilhas desse texto, à luz do contexto, veremos como a graça é realmente soberana em todos os seus feitos. Nada há no homem que possa levá-lo a Deus; a graça de nada precisa, nem pede qualquer ajuda dos homens, assim como o morto nada pode fazer para erguer-se a si mesmo da sua condição. É o orgulho do coração que acha que pode estender qualquer socorro a Deus, como Pedro quis ajudar Jesus, para curtir a morte com Ele.
         Estamos vendo o que realmente significa o ato da fé salvadora. Preste atenção, porque quando a fé é derivada do homem, ela é mórbida e completamente fracassada. O texto mostra que a fé que vai a Cristo é produto da própria graça, assim como as outras atividades salvadoras: “...e isto não vem de vós, é dom de Deus”. Três coisas pudemos ver acerca da fé. A primeira foi que é a graça abrindo os olhos do pecador. A segunda foi que a fé é revelada numa fome e sede pela verdadeira justiça. E a terceira é que a fé verdadeira faz o pecador invocar ao Senhor para ser salvo. Creio que posso continuar mostrando esses maravilhosos efeitos da atuação da graça no meio dos homens. Elas não são manifestações naturais; não são coisas que se esperam dos homens; não podemos esquecer que por natureza não há quem busque a Deus (Romanos 3:10). A fé é a luz do céu acesa no coração, revelando que os atos sobrenaturais de Deus estão acontecendo.
         4. Boca confessando a Jesus. Ora, a salvação aparece para a boca que confessa seus pecados (1 João 1:9) e que confessa a Jesus (Romanos 10:9). A confissão da genuína fé a manifestação mais gloriosa da salvação, porque é na confissão que o domínio do pecado bate retirada; é sinal claro que um novo coração foi posto em lugar do velho e que agora Cristo reina. 5). O encontro do pecador com o Salvador. Oh, quanto engano com salvação em nossos dias! Hoje pessoas e mais pessoas declaram que aceitaram Jesus, mas nada disso é definido, porque nada houve de luz, de verdade exposta, de conhecimento daquilo que o evangelho transmite aos homens. Muitos não sabem em que realmente estão crendo. Então, o Jesus que professam não passa de um mito religioso, de um efeito supersticioso e o efeito disso é maior endurecimento no coração. Já investiguei várias pessoas e o que pude perceber que o “aceitar Jesus” é mais um produto de uma fé puramente carnal e mundana. Nada houve de humilhação, de convicção firme do pecado e de invocação por parte do pecador.
         Caro leitor, precisamos conhecer de perto as maravilhas da graça salvadora. Que abominemos todos os feitos dos homens, pois sabemos o quanto satanás procura manipular as mentes com falsificações religiosas. O “aceitar Jesus” tornou-se o rótulo evangélico de nossos dias e milhares se sentem saudáveis com isso. Muitos estão bem firmados nessa fé a ponto de enfatizar sua real certeza de salvação. Conheço pessoas que afirmam que vão para o céu por causa dessa decisão que tomaram, enquanto aqui estão vivendo no pecado e na prática desconhecem o poder transformador da graça. Continuam sendo o velho homem em Adão e por isso nada têm de piedade no viver. Claro que procuram ser fieis na igreja e dão com zelo seus dízimos, mas fazem tudo o que qualquer pessoa no pecado pode fazer.
         Caro leitor, Satanás de forma esperta consegue empurrar todas essas ilusões para os corações enganados e assim milhares têm um Jesus que serve de prisão, porquanto seus corações ficam ainda mais soberbos e resistentes à verdade. Milhares partem para a eternidade, embarcados nesse perigoso navio da morte, cujo piloto é o pai da mentira. A salvação bíblica é estendida aos pecadores arrependidos, às almas que foram humilhadas pela verdade do evangelho. Os pecadores que anseiam a salvação não estão buscando risos e felicidades entre os homens; não estão atrás de aprovação dos homens, mas sim querem conhecer o Senhor e Salvador no coração.

Nenhum comentário: