sexta-feira, 31 de outubro de 2014

UM DEUS LONGÂNIMO (19 de 21)



Não retarda o Senhor a Sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 PEDRO 3:9)
         A DEMONSTRAÇÃO DA PACIÊNCIA:
         Caro leitor, já pude mostrar como Deus estende Sua mesa de bondade à toda raça e todos bebem dessa fonte de benignidade, mesmo os ímpios e perversos, mesmo aqueles que se ajuntam para proferir blasfêmias contra Deus. Mas o fato é que Deus estendeu esse tapete da graça a fim de aproximar-se dos pecadores. Às vezes Ele retira sua bondade e em muitos lugares o Senhor permite que os terrores entrem, trazendo aflições e angústias. Mas essas veredas tão enegrecidas de sofrimentos são muitas vezes transformadas em caminhos da compaixão, para que o Senhor desça até o fundo do poço e dali arranque os pecadores (Salmo 40).
         Meu caro leitor, minhas palavras são extremamente pobres para descrever as maravilhas dessa paciência de Deus no meio dos homens no decorrer dos séculos. Mas é nesse ambiente de trevas e de profunda resistência e manifestação de ódio contra Deus, que Ele está presente para realizar Seus milagres do novo nascimento. O que acontece é que homens e mulheres no pecado estão surdos, mudos e cegos no que tange à verdade do evangelho. Não há qualquer esperança que qualquer pessoa deste mundo possa tomar uma decisão para Cristo, pois todos estão igualmente mortos para Deus (Efésios 2:2 e João 5:40). A decisão é de Deus e não do homem; o livre-arbítrio pertence exclusivamente a Deus e não ao pobre pecador, o qual em Adão já decidiu ser servo do pecado (Romanos 6:16).
         Então, o poder de salvar é totalmente de Deus, pois a missão de salvar pertence exclusivamente à excelência da Sua misericórdia, a qual é livre para agir como bem quer e quando bem quer (Romanos 9:18). Mas Ele faz isso. É Ele quem põe o dedo no ouvido surdo e diz: “efatá”. Que poder inaudito, o poder da graça salvadora! Quem pode ouvir a voz de Deus? A tendência dos homens é fugir quando a voz do evangelho é ecoada na pregação. Os homens fogem e se escondem, porque urgentemente querem se ocultar do Santo Senhor, assim como Adão e Eva tentaram se ocultar de Deus nas árvores do Jardim (Gênesis 3). Mas, o que acontece é que de longe, mediante a força sobrenatural da Palavra do evangelho, Ele desperta os pecadores, para que ouçam e obedeçam a verdade.
         Também, o Senhor manifesta Sua forte longanimidade mostrando que Seu trabalho consiste em chamar pecadores para o lugar certo, para o lugar onde Deus há de falar com eles – o lugar do arrependimento: “...senão que todos cheguem ao arrependimento”. Que preciosa verdade! Ninguém pode conhecer a salvação, sem que antes conheça o arrependimento. Foi assim com Zaqueu (Lucas 19:10). O Senhor comunicou Sua salvação a Ele sim, mas antes aquele que antes não passava de um pobre escravo do diabo precisou entender sua condição miserável e que seu caminho no pecado foi ofensivo a Deus e destrutivo para seu próximo. Quando Deus opera Sua obra salvadora neste mundo, Ele o faz convocando homens e mulheres ao lugar onde Ele há de conversar em graça com esses pecadores. E esse lugar é chamado de arrependimento. O “vinde a mim” de Cristo é um convite à humilhação, a sentir a miséria própria, a fim de cair submisso perante o Rei da glória.
         Caro leitor, aproveite essa ocasião tão oportuna para sua conversão! Não brinque com o tempo, não fique esperando Deus lhe chamar! Deus chama homens e mulheres arrependidos! Então, se seu coração está revestido dessa gordura de orgulho, então é certo que você caminha a passos largos para sua perdição merecida! Ninguém poderá ouvir o chamado do Senhor, se não houver arrependimento primeiro. Cristo é o Salvador, mas de almas contritas e corações que confessam o Seu grande Nome!

Nenhum comentário: