terça-feira, 28 de outubro de 2014

SUFICIENTE GRAÇA (7)



Porque pela graça sois salvos, mediante a fé e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não de obras para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8. 9).
A OBRA DA GRAÇA NA SALVAÇÃO: “Porque pela graça...”
         Caro leitor, quero considerar agora a prova da atuação da graça: “mediante a fé”.
Meditemos bem nisso, porquanto precisamos entender o que realmente acontece quando Deus opera Sua obra nos corações de homens e mulheres quando são chamados à salvação. Preste bem atenção e você verá que o que vem de Deus é a força da graça. Não há outro meio, pois ao agir neste mundo com os homens no pecado, somente o poder de Deus para atuar. Os homens estão mortos e nada pode esperar de um morto. O evangelho moderno tem tentado unir a vontade de Deus e a vontade do homem. Os pregadores modernos acham que pode combinar e unir as duas coisas. Tudo isso tem resultado em confusão e prejuízo para a igreja de Deus e confusão para as mentes.
         Caro leitor, tudo é produzido pela graça. A força do Senhor em operar Sua obra nos corações já vem com toda munição necessária. A causa de tudo é a graça e o efeito é a fé. A Bíblia tem uma ilustração clara disso, na ressurreição de Lázaro (João 11). Fazia quatro dias que Lázaro tinha sido sepultado e seu corpo já tinha sido simplesmente desfeito pelos vermes e gusanos. Mas quando o Senhor se postou perante o túmulo e chamou o cadáver, eis que Lázaro saiu, vindo à direção do Senhor. Aquele ato sobrenatural ilustra perfeitamente o que acontece no mundo dos mortos espirituais. Os homens não podem ir a Deus, nem sequer querem saber Dele. Não há fé neles; não há qualquer prazer em conhecê-los e desejar a vida em Cristo.
         Caro leitor, os homens estão satisfeitos no estado de homens naturais. Mas quando o Senhor chama pela graça, o efeito é imediato, porque produz fé. Funciona como uma lâmpada. Você adquire uma lâmpada, mas ela em si não pode fornecer qualquer luz. Precisa da energia suficiente para produzir a iluminação necessária, caso contrário não passar de um objeto desprezível. O homem no pecado é como uma bateria sem carga, pois para nada serve. A fé que faz o pecador ir a Cristo é simplesmente a luz da graça brilhando num coração despertado. Aquele que estava morto, reviveu. Sem a obra da graça tudo permanece na mesma situação de sempre. Sem a operação da graça é como se estivéssemos num cemitério chamando os defuntos. Mas quando Deus está operando Seu poder em defuntos espirituais, o que acontece?
         1) Olhos espirituais abertos. Somente a graça pode dar visão aos cegos. Os homens no pecado nada conseguem enxergar acerca de Deus e da condição eterna deles. Eles vivem no mundo natural, movidos pelos sentidos e completamente alheios às realidades eternas. 2. Sede e fome pela justiça despontando. Percebe-se que quando a graça desperta o pecador para Deus, imediatamente brota em seu coração um desejo por conhecer a justiça de Deus. Eles correm logo para Cristo em confissão; não há demora, não há delonga. A fé enamora-se de Cristo; vê o Salvador, como a noiva contempla o noivo amado; Cristo se torna Seu tesouro e a Bíblia a carta enviada. A mensagem mais doce à fé é o fato da redenção. Ele ama a velha história e quer que ela seja contada sempre, porque o amor de Cristo é seu prazer e quer viver e desfrutar desse amor.
         3) Coração humilhado em clamor. Ó, quanta tristeza vem ao meu coração ao ver que multidões que ignoram a verdade proclamam ter Jesus no coração. A decisão hoje é como um passe de mágica; é algo mais psicológico, para que as pessoas venham a sentir bem. Mas a verdade é que quando a graça soberana opera, não há lugar para engano, porque a boca do pecador é aberta para invocar o Nome do Senhor e confessar Jesus como Senhor e Salvador (Romanos 10:9). Caro leitor, a primeira função da mensagem da graça é humilhar o homem, levando-o ao pó, para que encontre Seu Salvador e Senhor. A graça ergue o pecador do mundo; levanta-o do sepulcro e exibe ao mundo o poder transformador do Deus que opera maravilhas no meio dos homens.
        

Nenhum comentário: