terça-feira, 28 de outubro de 2014

UM DEUS LONGÂNIMO (16 de 21)



Não retarda o Senhor a Sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 PEDRO 3:9)
         A DEMONSTRAÇÃO DA PACIÊNCIA: “senão que todos cheguem ao arrependimento
         Caro leitor, anelo que essa verdade chegue ao seu coração e que essa santa mensagem da compaixão de Deus transborde seu coração de santo temor, ao ver que a atuação constante do Senhor neste mundo cercado de trevas. Nestes dias tão maus e tão carregados de mentiras religiosas precisamos saber que o Senhor é o mesmo, que Sua força é a força da Sua misericórdia; que Ele está em contínua atuação, colocando os inimigos debaixo dos pés do Filho e atraindo pecadores ao arrependimento.
         Agora devo levar o leitor assíduo à parte final desse verso que tanto ensino nos traz. Como Deus DEMONSTRA SUA PACIÊNCIA no meio dos inimigos? Precisamos compreender pela fé o que está acontecendo em território invisível; precisamos saber o que foi revelado à fé; precisamos atinar para aquilo que está completamente longe do entendimento dos mundanos e que nem mesmos os grandes e poderosos deste mundo podem compreender. Caro leitor, ocupemos com essas maravilhas eternas.
         Primeiramente vemos que o Senhor DEMONSTRA SUA PACIÊNCIA, na Sua força contra os inimigos. O que está acontecendo neste mundo? O Senhor está operando maravilhas no meio dos homens (Salmo 107); o Senhor está demonstrando a força extraordinária da Sua graça onde ninguém imagina que isso possa ocorrer. O mundo é o palco de miséria, de terror, de completa covardia do pecado, mas é nesse ambiente que a graça mostra sua riqueza que ninguém pode compreender. Caro leitor veja a frase: “...não querendo que nenhum pereça...”. Você pode compreender isso? Qual é a normalidade deste mundo? Veja bem, o que acontece no meio dos homens é que eles estão neste mundo servindo ao pecado, ao mundo e depois disto vão perecer, irão para o inferno.
         Caro leitor, veja a atuação terrível do diabo e da morte! Veja a tirania desses inimigos que se escondem nas trevas! Veja a insensatez do pecado! Veja como é inútil o viver dos homens neste mundo! Veja como seus sonhos, lutas, vaidades e ambições são transformados em luto e miséria eterna! Veja como eles estão aqui apenas para serem usados pelo pecado, pelo diabo e depois são tomados pelo poder da morte e são lançados às mandíbulas do inferno! Este império das trevas não é um paraíso; não é o lugar adequado para viver; os homens não vivem, eles estão mortos e são empurrados para a morte eterna.
         Mas é nesse lugar onde anjos impressionados podem ver o que está acontecendo no meio dos homens, pois Deus está realizando as obras da graça. É nesse território de terror que o amor de Deus invadiu para atrair homens mulheres. É nesse lugar de morte, um verdadeiro cemitério onde Deus está dando a homens e mulheres a vida que há no Filho! É exatamente essa lição que Cristo transmite no cap. 5 de João. Então, caro leitor, o grande Salvador está demonstrando neste mundo que Ele derrotou completamente a força do diabo, do mundo, da morte e do inferno! Enquanto o normal para os homens é perecer, o Senhor está operando de tal maneira neste mundo, que homens e mulheres são salvos e não podem mais perecer. Sua força é essa! É a portentosa força da graça, a única que pode aniquilar todos os feitos da morte e abrir os olhos dos pecadores para que eles enxerguem o que jamais viram. É essa força que abre a boca de homens e mulheres, a fim de que eles possam invocar o Nome do Senhor, para serem salvos! É essa força que mobiliza homens e mulheres, a fim de passem a andar neste mundo como justos e santos para Deus.
         Quem pode contra essas coisas? Quem pode contra essa força? E o mundo pode ver  essas maravilhas? Pode sim! Cada homem que é salvo é a prova clara que os inimigos invisíveis estão destruídos e derrotados para sempre!

Nenhum comentário: