quarta-feira, 29 de outubro de 2014

O NÉSCIO, O LOUCO E O SÁBIO (4)



Os néscios são mortos pelo seu desvio e aos loucos, a sua impressão de bem-estar, os leva à perdição. Mas o que me der ouvidos, habitará seguro, tranquilo e sem temor do mal” (Provérbios 1:32,33)
A TRISTE SITUAÇÃO DOS NÉSCIOS:
         Caro leitor, almejo mostrar aqui a situação tão perigosa na qual vivem milhares neste mundo, justamente porque fogem da verdade e se escondem nas trevas. O néscio é surdo para as verdades divinas. Pode falar aos ouvidos do néscio, ele não ouve. Notemos que na conversão de Saulo havia homens que foram comissionados para acompanhá-lo na perseguição aos crentes. Mas quando a luz brilhou do céu, aqueles comparsas de Saulo fugiram e se esconderam. O néscio em nada reconhece, nem sequer a bondade de Deus; ele vê tudo o que acontece ao seu derredor como algo da natureza e aquilo que ele possui ele o tem como direito seu. Ele é surdo, por isso não ouvirá a voz de Deus, nem sequer os gritos de advertências o néscio os ouvirá.
         Também, ele é espiritualmente cego, por essa razão as vívidas cores da glória de Deus na criação não são percebidas. Não há nele qualquer interesse por conhecer a Deus na criação, nem tampouco na Palavra. É tão grave a situação de cegueira no néscio, que ele dança e marcha bem perto do abismo, sem que o perceba; ele transita por lugares perigosos, sem que perceba que a qualquer momento há de escorregar (Salmo 73). Seus pecados cometidos habitualmente são vistos pelo néscio como algo rotineiro, e não há qualquer sensatez, a fim de perceber que as cordas da iniquidade o prenderam e que ele não passa de um cativo. O néscio vê seus pecados como motivos de orgulho próprio. Suas impurezas sexuais são praticadas como se fossem atos que o elevassem às alturas da glória e da fama. Ele marcha assim na vida, porque para ele esta vida é um caminho sem fim e carregado de atrações imperdíveis.
         Não, não há como prender o néscio, pois os “cabos de aço” da iniquidade o arrastam na direção daquilo que ele como cego não vê. Não há nele qualquer poder para tomar decisão de voltar atrás, na busca por uma nova vida. O mundo é o lugar plenamente aprazível para o néscio e ele está associado a este sistema. Quão perigoso é o néscio! Quando se ajunta com outros o néscio gosta de mostrar que tem unhas de tigre e que é forte como leão. Juntos conseguem formar e organizar o sistema mundano contra Deus. Eis os néscios por todos os lugares, servindo de conselheiros do mal, abrindo caminho dos pecadores e formando os grupos de escarnecedores (Salmo 1:1). Eles sempre estão em atividades, aptos para despejar seus planos de malícias e maldades.
         Vemos como na sociedade atual tem aumentado o número de néscios, pois elementos malignos têm servido de influência para arruinar a vida de seus filhos e de outros que não têm experiência. Quando Amnon quis estuprar sua meia irmã – Tamar, quem foi que ele buscou como conselheiro? Seu primo, um homem ardiloso e maligno (2 Samuel 13). Quando Davi teve no coração planos de deitar com a mulher de Urias, imediatamente se associou com o perverso Joabe (2 Samuel 11). Olhe os néscios, onde eles estão? Ei-los conversando nos bares enquanto exibem seus gastos com bebidas! Ei-los juntos falando sobre sexo e diversões! Ei-los juntos passeando, em farra, bailes, boates, etc.!
         Há uma unidade entre os néscios, pois todos proclamam a mesma coisa. Pensem nos dias de Noé, quando o mundo era o paraíso dos néscios! Veja bem o quanto consideram Noé como louco; não davam crédito às palavras de advertência do pregoeiro da justiça. Tudo para eles era felicidade num mundo marcado de prosperidades em todos os aspectos. Mas, lembremos que o Senhor salva os néscios! Quando homens são acordados por Deus eles imediatamente passam a meditar na miséria deste mundo e no intenso vazio de suas almas. É a graça que opera num mundo assim, nesse vácuo de vaidade e miséria. Eu era um néscio, mas o Senhor usou de compaixão para comigo e me salvou!

Nenhum comentário: