sábado, 25 de outubro de 2014

UM SALVADOR COMPASSIVO (1)



Amado , nesse trecho da Palavra inspirada, o Espírito de Deus permitiu a inscrição de um episódio emocionante. Nada mais se fala a respeito do homem, senão que era leproso. O autor sagrado preocupa-se em narrar aquilo que era de importância no que tange a divindade do Senhor Jesus e seu ministério redentor. A lepra era a doença mais terrível daquela época. Era uma infecção crônica produzida por um bacilo específico, conhecida hoje como Bacilo de Hansen. Essa terrível enfermidade, quando não era tratada urgentemente e da forma correta, levava o indivíduo à morte certa, lentamente. Quando a nação de Israel estava sendo estabelecida, durante o seu trajeto do Egito a Canaã, Deus instituiu leis para o controle dessa enfermidade. Sendo Ele o médico dos médicos, sabia perfeitamente qual era a solução viável para que a nação de Israel não fosse afetada por essa peste infecciosa. O leproso era isolado da sociedade e não podia ali entrar. Quando alguém queria dar alguma coisa para um leproso, era entregue através de uma vara, para manter o entregador distante do indivíduo infectado. O leproso quando estava andando, normalmente o fazia em grupo, mas tinha uma campainha no seu pescoço, para que o sonido avisasse de sua aproximação prevenindo assim as pessoas.
A lepra representa o pecado, pois o que a lepra é no corpo, o pecado é em todo indivíduo. Este texto de Mateus se acha também em Lucas, no cap. 5 versos 12-16. Lucas sendo médico, afirma que aquele homem estava “coberto de lepra”. Não é este o quadro da raça humana? Não é essa a minha e a sua situação? O pecado nos atingiu completamente. Fomos afetados da cabeça aos pés; todo nosso ser; não há parte sã; todos pecaram, e o pecado nos separou do Deus Vivo. Ó meu amado, Deus nos vê como raça pecadora; a lepra do pecado nos tornou completamente. Fomos afetados corpo, alma e espírito.
  Saiba, ó meu amigo, que o pecado ofende o Deus Vivo; o Senhor Deus tem abominação pelo pecado. Faça um exame pessoal; permita que o Espírito Santo de Deus lhe mostre os horrores que estão ocultos no coração; não adianta ficar olhando aqueles que estão roubando, matando, sequestrando, adulterando, difamando. A lepra do pecado lhe infeccionou. Estamos juntos na mesma condição de pecadores depravados. A lei de Deus já apontou seu dedo de acusação. Ó que terrível é o cheiro da lepra do pecado! Já pensou o que sai de dentro do coração humano? O quadro é desolador. Sai da boca do homem palavras torpes; palavras imorais; palavras de injúria e de vingança; sem mencionar os horrores que estão ocultos lá dentro. E o sofrimento que o pecado causa no indivíduo! É triste a agonia que o pecado traz. Traz agonia física. Estamos sujeitos às mais terríveis enfermidades! A qualquer instante podemos ser tomado por determinadas enfermidades que os médicos dirão: “Não tem cura”!
Um colega meu foi a um médico para exame, e o médico descobriu que ele estava com câncer. Ele durou apenas seis meses e morreu. Flechas da morte assaltam o pobre pecador, e quem é capaz de mudar essa situação trágica? A lepra do pecado atingiu a alma! Ó que terrível é o sofrimento causado pelo pecado no interior do homem!
O homem quer um alívio para a sua alma; a tristeza devora sua alma e o pobre pecador lança em aventuras atrás de algo que lhe trará alegria. Ele vai aos amigos, aos prazeres, divertimentos. A natureza humana quer algo para suprir o vazio que tem. E a falta de paz! A Bíblia diz que o pecador não tem paz! Ele fará tudo para achar a paz real; buscará no mundo. Buscará em obras de caridade, em religião; procurará cumprir com seus deveres, até fará coisas bonitas para tentar jogar água no fogo que arde no seu ser. Ele, contudo, sabe do seu estado de pecador condenado. Sabe que está a caminho da perdição eterna.
Amado, a lepra do pecado trouxe misérias ao pecador. O homem se lança à procura de algo para solucionar seu problema. Buscará no trabalho, na religião, na riqueza, na alimentação, nos prazeres, na fama, na política, nas drogas, no cigarro, nas bebidas, nas amizades etc. O pobre pecador afetado pela lepra do pecado está afastado de Deus, longe da sua glória. Deus não o aceita nas condições de pecador. Deus não pode ver pecado; ofende a sua santidade.
  Não adianta chegar por meio de sua religiosidade. Está com a lepra do pecado; não adianta chegar a Ele por suas obras de caridade, nem por suas orações, nem por seu choro, nem por suas preces fervorosas. De forma alguma. A lepra do pecado continua e o cheiro é terrível para Deus! Ele não pode suportar iniquidade com ajuntamento solene. A culpa continua; a falta de paz com Deus continua; a certeza de que ainda não está salvo continua. E quem disse que não há solução neste mundo? O preço do pecado é caríssimo: QUEM PODERÁ PAGAR? A doença do pecado é incurável: QUEM PODERÁ CURÁ-LA? A resposta para o pecador está no Senhor Jesus Cristo. Ele veio para limpar o pobre pecador dessa lepra terrível, lhe fornecendo a cura para o seu pecado. Pelo seu sangue Ele perdoa e esquece.
A parte do pecador é crer Nele. Sua angústia, seu vazio, sua insegurança é porque ainda não recebeu o filho de Deus como o único Salvador. Sua condenação está deflagrada porque ainda não recebeu o Senhor como Salvador. Mas neste momento é a oportunidade para que você seja salvo, perdoado e aceito por Deus. Pela fé em Cristo você agora pode ser eternamente salvo.

Nenhum comentário: