segunda-feira, 27 de outubro de 2014

URGENTE MENSAGEM AOS PECADORES (2)



“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar; invocai-o enquanto está perto.” Isaías 55:6
Amigo leitor, que gloriosa verdade vemos nesse verso, no qual Deus mostra ao pecador o caminho da salvação. Na exposição inicial, na primeira meditação pudemos ver lições vistas no verso lido: a primeira é que Deus dá duas ordens ao pecador de buscar e de invocar; a segunda lição vista e explicada é que o próprio texto apresenta a responsabilidade do pecador. O Grande Deus já preparou tudo para resgatar o homem da perdição eterna. Mas é Deus convida chama os homens à humilhação perante Ele, a fim de que no arrependimento Ele possa usar de compaixão.
                           Vimos também, a terceira lição que uma ordem de assuntos, primeiro o pecador deve buscar ao Senhor, para depois invocá-lo. E por fim, ontem vimos que o verso expressa urgência, e essa urgência é vista na palavra “enquanto” a qual é repetida duas vezes no verso. Creio que podemos prosseguir nesta jornada de descobrir as pepitas da preciosa riqueza do Amor de Deus que tem se manifestado trazendo ao pecador uma gloriosa e eterna salvação.
Em quinto lugar vimos que o verso inteiro revela a riquíssima misericórdia de Deus. Esse Deus longânimo, terno, sofredor, está falando ao pecador; é o Espírito Santo convidando homens e mulheres a ouvir a sua palavra; “quem tem ouvidos para ouvir ouça o que o Espírito diz.” É Deus se colocando em todos os lugares para chamar o homem ao arrependimento; é Deus avisando do perigo iminente; é Deus querendo abrir os olhos espirituais daqueles que estão cegos; é Deus querendo abrir os ouvidos espirituais daqueles que não podem escutar. É triste e gravíssima a situação daqueles que ainda não foram salvos da penalidade eterna, mas o Grande Deus em Sua sabedoria chama o pecador; Ele bate à porta, e bate forte para ver se o dorminhoco acorda.
                           Ah! Quantos estão cegos para a Bíblia; ignoram a palavra revelada; não entendem que é Deus quem está falando, e que se não atentarem para a palavra revelada, não há mais solução. Ai de ti meu amigo, se tu não deres ouvidos à palavra escrita. É verdade que tem muitos charlatões usando a Bíblia para mercadejá-la e assim ganhar dinheiro. E muitos sujam e escandalizam o bom nome do Evangelho. O Grande Juiz há de tratar severamente com os que deturpam a Sua Palavra. Mas meu amigo, nada disso, porém, diminui a tua culpa e a tua inteira responsabilidade de humilhar-se diante do grande Salvador e Senhor. Tem os falsos profetas, mas têm os profetas enviados por Deus para pregar a verdade com zelo e temor. No dia do teu julgamento, o Grande Juiz não aceitará as tuas desculpas de não ter dado ouvidos às sagradas letras. Não, meu amigo! Enfrenta agora a tua situação enquanto esse Deus te convida para que tu conheças o grande amor que Ele mostrou na cruz do Calvário. “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” Romanos 5:8. Onde tu irás por tua fé? Encara essa advertência para ti meu amigo, e pede que o Espírito de Deus mostre o teu triste estado e teu terrível destino, porque grande é a tua culpa de nossos pecados.
                           Meu amigo, é com este verso que chego ao teu coração. Eu sei que Deus usou Isaías para escrever, mas não são palavras de Isaías, e sim do Senhor. O profeta foi apenas um instrumento nas mãos do Espírito Santo. Se um marceneiro fabrica um lindo móvel, Ele teve de usar seu serrote, martelo e outras ferramentas, mas de maneira alguma diríamos que a artística obra foi feita pelas ferramentas. Assim também é o que podemos explicar quanto aos homens que Deus usou para escrever as sagradas letras. Ai de ti, se tu passas por cima das advertências de Deus as quais Ele dirige para ti meu amigo. Tu pensas que Deus está ignorando a tua existência? Tu pensas que os teus caminhos estão longe dos olhos perscrutadores do Senhor? Ele sabe de tudo, e o mundo inteiro, é nada para Ele. Recebe esta advertência divina como o trovejar da misericórdia divina sobre ti; é para ti meu amigo, tu que não te arrependeste, deixando os teus pecados e correndo para o sangue purificador vertido na cruz. A palavra de Deus é como se fosse a trombeta de Deus a tocar avisando o pecador dos perigos eternos que lhe arcam. Não fiques tapando os ouvidos, e fechando a porta do teu coração. O teu coração é o lugar que o Rei da Glória deve entrar, e qual é o deus que está lá dentro? O deus dinheiro? O deus prazeres? O deus vício? O deus orgulho?
                           Se tu dizes que já tem Jesus, sem teres sido salvo de teus pecados, é lógico e claro que tu estás te enganando a ti mesmo. O Grande Deus que é Santo e puro, Ele não pode se associar com a iniquidade. O Deus Santo, o Deus da Bíblia, é esse Deus quem está falando neste verso te convidando a buscá-lo, porque a misericórdia Dele triunfa sobre o juízo. Maravilhoso amor te aguarda. É como uma mesa repleta, para o faminto; é como um grande tesouro para o pobre. Meu amigo, tu não queres nesta noite? Teu coração sente o peso do pecado, sente o vazio na alma, sente a angústia no espírito? Já chegou ao teu coração que o teu grave problema é a tua culpa, culpa que não foi resolvida ainda com o sangue vertido, e se a tua culpa continua, tu estás sem paz com Deus, e de nada vai adiantar os teus adornos religiosos. O Senhor Jesus veio ao mundo não para dar emprego, nem para realizar curas, nem para melhorar casamentos, etc. Ele é bem claro quando diz: “Eu vim buscar e salvar o perdido.” Ele veio resgatar a tua alma do juízo.                        
Mas pode bem ser que tenha uma alma ansiosa por salvação e que deseja invocar a Cristo para que Ele lhe salve. Ele quer salvar-te agora mesmo. Ele garante que Ele salva para sempre. Ora agora, pedindo ao Bom Salvador que Ele entre em teu coração, pois é teu desejo. Se te tens feito essa decisão, de coração, é certo que tu és uma alma que achou a salvação eterna nesta noite, pois Aquele que prometeu é fiel e justo; Ele é o Deus que não pode mentir. Pode achegar a Ele com toda confiança.



Nenhum comentário: