terça-feira, 28 de outubro de 2014

A TRISTE JORNADA DO ÍMPIO NESTE MUNDO (10)




Mas chegai-vos para aqui, vós, os filhos da agoureira, descendência da adúltera e da prostituta. De quem chasqueais? Contra quem escancarias a boca e deitais para fora a língua? Porventura, não sois filhos da transgressão, descendência da falsidade, que vos abrasais na concupiscência junto aos terebintos, debaixo de toda árvore frondosa, e sacrificais os filhos nos vales e nas fendas dos penhascos? (Isaías 57:3-7)
A jornada religiosa dos ímpios: “...e sacrificais os filhos nos vales, debaixo das fendas dos penhascos”. (verso 5)
         Caro leitor, a religião dos ímpios segue o curso deste mundo. “...nos vales...” é a linguagem do Velho Testamento que descreve os lugares baixos, ou as atividades dos mundanos. Enquanto não tivermos uma visão bíblica clara acerca do estado vil e depravado dos homens no pecado, sempre estaremos dispostos a achar que Deus está mentindo e que os homens têm algumas virtudes. Porém, nós estamos completamente equivocados em nossos pensamentos e sentimentos. Examinemos de perto esse texto de Isaías para vermos agora a jornada religiosa dos ímpios neste mundo.
         A primeira lição nos mostra como os ímpios tratam seus filhos: “...e sacrificais os filhos nos vales, debaixo das fendas dos penhascos”. Se quisermos ver o que significa a religião dos mundanos, encaremos seriamente a forma como eles conduzem seus filhos nesta vida. Quando Israel foi estabelecido como nação, a mais destacada ordem de Deus foi para que eles se afastassem das nações gentílicas, por causa de seus costumes malignos no viver religioso deles. Eles não adoravam a Deus, mas sim eram cultuadores de demônios. Suas práticas eram infames e perversas em seus cultos. Alguns ofereciam seus filhinhos, a fim de serem queimados vivos quando ofereciam aos seus ídolos abomináveis. Algumas dessas práticas entraram em Israel com alguns líderes perversos e Deus puniu severamente Israel.
         Mas o que significa “...sacrificais os filhos nos vales, debaixo das fendas dos penhascos”? É claro que não vemos em nossa sociedade os pais oferecendo literalmente seus filhos aos demônios e os sacrificando como faziam as nações antigamente. Têm lugares no mundo, em tribos indígenas onde essas práticas são feitas constantemente. Mas o que quero tratar aqui é do fato que os ímpios realmente sacrificam seus filhos. Quando nossos filhos não são dedicados ao Senhor, ensinados e conduzidos sob disciplina bíblica, certamente são consagrados e sacrificados neste mundo. No engano do pecado os pais pensam que amam os filhos, mas o fato é que eles têm ódio dos filhos. Se os meus caminhos são caminhos ímpios, caminhos que afrontam a Deus e que mostram que estou em rebelião contra Ele e Sua santa lei, eis que meus filhos são levados pelos mesmos caminhos nos quais eu ando. Nossos filhos são bênçãos de Deus; são motivos de nossa alegria e devem ser dedicados a Deus, assim como Ana dedicou seu filho Samuel desde cedo.
         Mas a verdade é que os ímpios mantêm seus filhos pelos caminhos tortuosos. Seus filhos seguem os caminhos dos seus pais, indo em direção ao abismo. Eles acham que é felicidade mostrar o que eles fazem aos seus filhos. Eles não vão adorar a Deus; eles não fazem sacrifícios para abrir a bíblia e ensiná-la às crianças; não são modelos, exemplo para serem seguidos, mas seus filhos os seguem, assim como os filhotes da leoa vão atrás da mamãe. São os pais que ensinam seus filhos como podem ser viciados, como podem falar palavrões, como podem ser perversos com seu próximo, como podem ser infiéis com esposa, como podem ser idólatras e gastar dinheiro com aquilo que nada vale. Os pais realmente sacrificam seus filhos neste mundo, acreditando que a felicidade está no mundo, como ter dinheiro, fama, sucesso e dar vazão às paixões.
Os pais ímpios odeiam o Deus da Bíblia, por isso odeiam seus filhos. Quando não queremos o bem eterno de nossos filhos, realmente estamos dispostos a vê-los morrendo em seus pecados e indo para o fogo eterno. Não tem outro caminho, senão o do arrependimento e entrega a Cristo para a vida no lar ter real sentido neste mundo.  

Nenhum comentário: