sexta-feira, 31 de outubro de 2014

IGNORÂNCIA FATAL (8)



    Por isso vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados” (João 8:24).
         Caro leitor, se não houver o conhecimento adequado a respeito do Filho de Deus como o grande EU SOU, certamente há de prevalecer as amarras de engano nos corações. Notemos bem que esse é o caminho mais perigoso rumo à perdição eterna. Satanás não batalha contra as mentiras, mesmo as mentiras mais sofisticadas e montadas com versos bíblicos. Satanás tem medo da verdade a respeito do Senhor da glória. Por isso houve aquela reação por parte dos incrédulos e soberbos judeus, porque a luz da verdade da glória brilhou perante seus olhos, mostrando quem eles realmente eram; que vieram da queda no Éden; que odiavam os caminhos santos do Senhor e que estavam prontos a aliar com todos os ímpios, a fim de matar o Senhor.
         Nosso Senhor deixou bem claro para aquele povo, que se não cressem que Ele era o grande EU SOU, o próprio Jeová, Deus que se fez carne, certamente eles morreriam em seus pecados. Noutras palavras, aquele simples Nazareno que estava perante eles era o mesmo Senhor que aparecera a Moisés na sarça ardente (Êxodo 3); era aquele cujo forte braço tirou Seu povo do Egito e que com maravilhas conduziu esse povo até a terra prometida. É claro que naquele corpo simples, de aparência indesejável, o Senhor se achava em Sua humilhação, mas Seus atos revelavam Sua origem – que era o Filho de Deus. Ao se identificar-Se como o grande EU SOU, nosso Senhor estava mostrando Sua glória e Suas palavras eram transmitidas no propósito de trazer temor aos corações.
         Caro leitor, que lição impressionante nosso Senhor traz, ao mostrar quem Ele realmente é: EU SOU! Eis aí Jesus, como que, mostrando Sua carteira de identidade; mostrando a todos que Ele é o próprio Deus; que Ele deixou Sua glória no céu e veio habitar entre homens vis, pecadores e condenados. Ao declarar que Ele era o grande EU SOU, nosso Senhor estava mostrando aos judeus que toda Escritura do Velho Testamento estava cumprindo Nele; que conhecer a história, os cânticos e as profecias do Velho Testamento e ainda permanecer na ignorância estava revelando algo realmente trágico em Seus corações, pois todo Velho Testamento revelava Cristo; Que seus corações estavam endurecidos, por causa da incredulidade e que por isso a situação deles era ainda pior do que a condição dos pagãos ao derredor.
         Digo mais aos meus queridos leitores, que quando o Senhor se manifestou como o grande EU SOU, Ele revelava Sua suficiência em tudo; que Sua manifestação humilhante aos homens era para trazer-lhes uma salvação que abrangesse todos os detalhes; que seria em todos os aspectos uma tão grande salvação. Perante eles estava o infinito e ilimitado amor de Deus; que todos os planos da eleição eterna estavam ali; tudo o que os pecadores precisavam para escaparem da tirania do pecado, da escravidão diabólica e dos poderes da morte e do inferno estava ali no grande EU SOU.
         Caro leitor, nesse grande EU SOU, vemos o evangelho em toda sua amplitude e magnificência. A tarefa dos falsos mestres é irromper-se contra essa verdade revelada; é desfigurar a mensagem; é torná-la irrelevante e carente de ajuda. Mas venho dizer que o verdadeiro evangelho mostra Cristo como o grande EU SOU. Esse maravilhoso Senhor que deixou Sua glória e veio aqui, porque amou os perdidos, segundo o que Ele mesmo afirma: “Com amor eterno eu te amei...”.
         Milhares têm vivido no engano com o conhecimento de um falso cristo. Milhares estão vivendo numa falsa paz, porque não chegou aos seus corações a verdade a respeito do verdadeiro Salvador e Senhor. Assim como os judeus, milhares hão de morrer em seus pecados, porque desconhecem o grande EU SOU. Milhares correm quando brilha a luz da verdade perante seus olhos, descobrindo seus corações, os quais estão endurecidos e embrutecidos contra Deus. O evangelho da glória humilha, mas não há possibilidade de conhecer a tão grande salvação, sem que primeiro o pecador conheça a triste condição na qual se encontra por causa do pecado.

Nenhum comentário: