quarta-feira, 29 de outubro de 2014

O NOSSO SUPREMO SERVO (4)



Tal como o filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos” (MATEUS 20:28)
         Caro leitor, os homens devem saber o quanto são culpados; que a decisão de voltar-se contra Deus foi algo aterrorizante, suicida e de completa loucura. Na linguagem de Jeremias 2, os homens abandonaram a glória e se atiraram ao desprezo, à vil condição de escravos. Então, quão grande é a culpa do homem no pecado! Eles vão queixar de que mesmo? Vão dizer que Deus é injusto? Vão dizer que Deus foi cruel? Como? O reino de Deus é de perfeita demonstração de bondade, glória, felicidade, harmonia, paz, comunicação e liberdade. Por que os homens sofrem? Por que estão sob o domínio da morte, do medo e de tantas misérias? É culpa de Deus? Claro que não! Tudo é culpa nossa, porque afastamos propositalmente do paraíso, a fim de caminhar na direção do inferno.
         Mesmo dando as costas para Ele, ainda assim Ele nos serve. Cada dia vivemos, andamos, dormimos, tudo vem da força que Ele em Sua bondade supre aos homens. Volte amigo e contemple o reino de Deus? Olhe que tudo, tudo o que precisamos aqui, o ar, a comida, a roupa, a água, o corpo, o calor, a força, a inteligência, etc. vêm desse Deus que serve a uma raça maligna e ingrata. Mesmo os homens provando o quanto são ingratos e rebeldes, esse Deus não retira Sua benignidade, pois mantém a mesa farta para todos.
         Amigo, o que você tem que veio de você mesmo? O que você pode aqui tomar e declarar que é possessão sua? Nada, absolutamente nada! Tudo o que você vê e pensa que é seu pertence ao Senhor e retorna tudo para Ele. O que nós seres humanos temos são os terríveis efeitos do pecado. Milhares de homens e mulheres vivem nesse estado de orgulho. Mas posso mostrar que o que realmente fica conosco são os frutos de nossa rebelião contra Deus. Veja bem o que acontece quando Deus retira de nós Seus atos de bondade. Como exemplo, quando Deus retira um ente querido, o que fica? Fica tristeza, amargura, desespero e solidão. Ora, estas coisas são nossas, o que Deus tirou não. Veja quando Deus retira a saúde, o que fica? Fica aquilo que conquistamos em nossa rebelião. Fica as dores, o medo, a incerteza e o fato de que tudo aquilo que depositamos nossa confiança fracassou. Estas coisas são nossas, a saúde não, pois vem da bondade de Deus.
         Veja o que acontece quando Deus retira a paz social. O que fica? Fica discórdia, ira, vingança, desconfiança, etc. Por quê? Estas coisas são resultados do pecado, frutos das nossas ações pervertidas. A falta de paz entre os homens vai muito além daquilo que imaginamos, pois traz guerras e mortandades. Deus tem servido as nações, mantendo Sua mão que livra os povos de tantas maldades. Mas quando Ele retira essa bondosa mão, eis que tudo desmorona e os homens ficam entregues a si mesmos, destruindo uns aos outros.
         Caro leitor, conheçamos esse Deus tão maravilhoso! O Senhor Jesus um dia voltou-se para a cidade de Jerusalém. Ali estava uma população ignorante, adormecida no pecado. Mesmo vendo o Filho de Deus demonstrando tantos atos de bondade no meio do povo, eis que os líderes religiosos e políticos com a população estavam dispostos a perseguir Jesus, a fim de matá-lo.  O que nosso Senhor disse: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas o que são enviados. Quantas vezes quis eu ajuntar-te...”. Veja, ali estava o Senhor que durante toda história de Israel mostrou Sua bondade, suprimento e compaixão. Esse é o Deus que serve a homens e nações rebeldes, mesmo a religiosos como os judeus.
         Caro amigo, talvez seu coração esteja agora bem quebrantado diante de tantas manifestações de bondade vinda desse Deus. Tudo isso é para levar-lhe à compreensão de quão grande e eterna é a salvação que Ele tem em Cristo.

Nenhum comentário: