terça-feira, 28 de outubro de 2014

A FÉ VERDADEIRA (42)



“É Ele quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades; quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e de misericórdia; quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia” (Salmo 103:3-5).
A VIDA DIRECIONADA PELA FÉ TRIUNFANTE: “Quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a águia”.
         Amado leitor, você pode compreender as maravilhosas obras da graça no coração de um salvo? Renovemos nossa fé na verdade revelada a cada dia. Tudo já foi conquistado por Cristo na cruz para que Seu povo eleito possa caminhar firme e livremente para a glória eterna. Fujamos das lisonjas religiosas de nossos dias, porquanto os perigos de um falso evangelho pairam sobre nós como uma negra nuvem do mal. Se não estivermos fortalecidos na suficiência da graça, certamente o aparato da mentira chegará e, com efeito, seremos dominados pela vaidade do pecado. Cuidemos com o pai da mentira (João 8:44), porquanto ele trabalha com as aparências e aquilo que parece ser forte, não passa de ser feito de plástico. A sociedade está cheia de “evangélicos de plástico”, por isso não suportam o fogo da provação, nem mesmo a força da verdade do evangelho, por isso constantemente fogem da luz.
         Notemos bem a frase: “... de sorte que a tua mocidade...”, vejamos quais são os eternos propósitos da graça no viver do crente. Claramente vemos que o salvo não envelhece! A mocidade é renovada, mesmo com a chegada da velhice. Parece algo contraditório, mas nada tem de contradição. O que vemos por fora são os trágicos efeitos do pecado; a velhice é prova clara da ira de Deus sobre a raça pecadora e que a morte há de chegar. Mas quando o pecador é salvo, o novo homem em Cristo começa a aparecer em pleno crescimento e chegará até à juventude eterna. Tendo isso em mente saibamos que o trabalho de Deus consiste em disciplinar Seus santos, a fim de que eles conheçam a força que opera neles dia após dia. Todo desgaste, canseira, dificuldades e desânimos que nos sobressaltam são manifestações da natureza carnal. Notemos bem em Hebreus 12:1 como somos exortados a correr “... com perseverança a carreira que nos está proposta”. Essa verdade é para todos os crentes, jovens, adultos, meninos e meninas, porque todos são renovados no homem interior e caminham rumo à perfeição.
         Amigo leitor, o que Deus faz para renovar nossa mocidade? Investiguemos isso com contrição e profundo desejo de obedecer ao Senhor. Primeiramente digo e afirmo que Seu propósito é tornar-nos mais santos: “mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento” (1Pedro 1:15). O viver em santidade deve ser o objetivo de cada crente. Santidade não deve ser um peso, uma imposição proveniente de um grupo de líderes religiosos, mas deve ser a alegria de um coração transformado. Deus chama Seus filhos de santos, portanto, não há crente que não possa viver como santo.
         Amado leitor, não compreendamos santidade negativamente, porque santidade é algo positivo; é o prazer do nosso coração. Santidade é a satisfação de um coração regenerado em pertencer somente ao Senhor, ser separado exclusivamente para Ele, viver para glorificá-Lo em toda nossa maneira de viver. Santidade não somente é alegria, como é também a vida que manifesta o triunfo do crente na morte e na ressurreição. Santidade é o aroma de Cristo ao mundo, que traz encanto, vida e segurança a todos. O mundo consegue “respirar” sob a atmosfera de santidade, mesmo sendo tão hostil.
         Amigo leitor, se seu coração anela santidade de vida é clara evidência que você é um genuíno crente, significa que você pertence a Ele e que em seu coração Ele pertence a você. Ausência de uma vida santa e separada para o Senhor mostra que a pessoa ainda permanece no pecado e longe de Deus. Quando Cristo salva, a alma é tirada das trevas para a maravilhosa luz, por isso todo genuíno crente é santo e ama santidade.

Nenhum comentário: