terça-feira, 28 de outubro de 2014

O NÉSCIO, O LOUCO E O SÁBIO (3)



Os néscios são mortos pelo seu desvio e aos loucos, a sua impressão de bem-estar, os leva à perdição. Mas o que me der ouvidos, habitará seguro, tranquilo e sem temor do mal” (Provérbios 1:32,33)
A TRISTE SITUAÇÃO DOS NÉSCIOS:
         Caro leitor, milhões e milhares vivem em completa e deliberada ignorância da Palavra de Deus neste mundo, por essa razão a morte eternal lhes aguarda. Já pude mostrar que o néscio quer viver como néscio; prefere viver nessa completa escuridão, justamente porque ama o pecado. Tomemos a vida do governador Félix (Atos 24). Tudo ia segundo aquilo que tanto a sua natureza carnal tanto gostava e queria. Sua posição de honras era exatamente o trampolim que lhe fazia atirar nas mais profundas paixões. Sem o conhecimento de Deus ele achava que não havia ninguém vendo nem odiado seus pecados. Mas quando se postou perante o prisioneiro Paulo para ouvir a mensagem acerca da justiça, do domínio próprio e do juízo vindouro, eis que Félix preferiu fugir espavorido.
         Sondemos agora as verdades doutrinárias acerca do néscio. Primeiramente, o néscio caminha contra a lei de Deus. Ele pode carregar consigo alguns conceitos externos de justiça, mas desconhece a santa lei de um Deus santo. É esse conceito de Deus que leva o homem ao temor. Note bem, caro leitor, não estou tratando da lei de Moisés, mas sim da lei eterna de Deus, a qual sempre foi manifestada aos homens. Estou referindo à mesma lei que tomou o coração de Jó, lei tomada pelo Espírito de Deus, a fim de torná-lo num homem reto, íntegro e que se desviava do mal. Note bem que no cap. 32 Jó proclama essa lei, completamente destituída do cerimonialismo temporário visto na lei de Moisés.
         Ora, o ímpio desconhece essa verdade, a qual só pode ser observada e praticada por corações santificados. O néscio foge desses santos e justos conceitos de vida, exigida por Deus aos homens; lei que revela a glória de um Deus justo e santo e proclamam os juízos terríveis e aterrorizantes para aqueles que se rebelam contra o Senhor. O caminho do néscio sempre mostrará ser assim, porquanto fugirá da luz a fim de que nas trevas venha alimentar suas paixões. Notemos a raiva de Herodias quando João Batista se colocou em seu caminho. Assim que o profeta enfrentou a face do adúltero rei Herodes e mostrou-lhe que possuir a esposa de outro homem era uma prática ilícita, imediatamente a luz vinda de um Deus que reina brilhou no palácio de Herodes; perante o homem de Deus aquele rei ficou sabendo que há um Deus que reina no céu e na terra e que tudo vê.
         Quão terrível é para o néscio a presença de um mensageiro da verdade! Não havia outro recurso para a ímpia Herodias, senão tirar a vida de um servo de Deus. O néscio está aprisionado pelas suas iniquidades; é um escravo do mal e todo seu corpo é constantemente chamado para prestar serviço ao pecado. Então, a luz do céu é aterrorizante para o néscio; eles são inimigos da luz, são como animais que saem na escuridão em busca de suas presas. Faraó era um néscio e romperia em suas perversidades caso não houvesse a intervenção misericordiosa de Deus em favor do Seu povo. Quando Moisés pela primeira vez encarou o rei para anunciar que Israel deveria sair, a pergunta do arrogante monarca foi: “Quem é o Senhor para que eu lhe ouça a voz?...” (Êxodo 5:2).
         Caro leitor é assim que vive o néscio, porquanto ele simplesmente avança no mal e para o mal. Ele simplesmente arranca da frente tudo que vem estorvar seus intentos; apaga todas as luzes e penetra na escuridão do pecado. A criação de Deus está marcada da sabedoria de Deus, a fim de advertir os homens, para fujam da loucura de viver como vivem. Os néscios não querem essas coisas, pois para eles a vida consiste em prazeres, em desfrutar da vida. Satanás é o deus dos néscios e ele consegue desenhar um mundo bem adaptado aos gostos dos néscios. A mesa dele é farta de paixões, de alegria e felicidade que duram apenas um momento, até que a morte chegue para dissipar tudo e empurrar os néscios na perdição eterna (Salmo 9:17)

Nenhum comentário: