segunda-feira, 27 de outubro de 2014

A ÚNICA PORTA (4)



                           Spurgeon
Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem” (João 10:9).
         Eu gosto da história dos moradores das ilhas Sandwich que tinham sido convertidos por intermédio de um dos nossos missionários e já estavam ouvindo o evangelho há anos. Um dia, dois ou três senhores lhes perguntou para que tinham vindo. Eles responderam: “Viemos para instruí-los na fé verdadeira e ensiná-los”. Bem – disseram aqueles, - se o seu ensino é verdadeiro e de acordo com as Escrituras, iremos ouvi-los.
         Assim de passagem foi mostrado um pequeno diagrama aos nativos semelhante a uma árvore com muitos galhos. Os ramos mais distantes eram os vários santos, os crentes, os que fazem boas obras. Depois os galhos um pouco mais fortes eram os sacerdotes; os mais grossos eram os bispos, os bem fortes eram os cardeais, e todos se juntavam no tronco que era o papa. Na base estava Pedro, derivando sua autoridade diretamente de Cristo. Os nativos fizeram perguntas sobre todos estes galhos, especialmente alguns apodrecidos que estavam caindo num fogo:
         -        quem são estes? – Estes eram Lutero, Calvino e outros hereges que tinham sido cortados da árvore verdadeira que é a igreja.
         -        Digam-me - disse um dos moradores das ilhas, - Quem é a raiz das árvores? – É claro que concordaram que a raiz era Jesus Cristo. Então todos bateram palmas de alegria e disseram:
         -        Não nos importamos com os ramos e galhos, nunca ouvimos falar deles, mas temos a raiz, e ela é suficiente para crescermos nela – Da mesma maneira, irmãos, podermos dizer esta noite que, se temos a Cristo, temos a “raiz duma terra seca”. Obtemos a raiz da questão, a base, o resumo, a substância de tudo.
                                      Os outros creem em muitas formas;
                                      Não queremos discutir com a esperança deles.
         Que eles corram atrás dos seus negócios e se alegrem com suas ilusões; a porta é Cristo. Nós temos a Cristo, nós entramos pela porta, nós cremos nele, nós entramos na fé, na alegria e na paz por meio Dele. Nós estamos satisfeitos com isso; que outros tentem escalar por outro lugar, se quiserem.
         Antes que eu termine este ponto, quero fazer uma pergunta que se propõe por si mesma: Será que todos já entramos pela porta? Concordamos que Cristo é a porta. Já passamos por ela? Vocês que estão ficando velhos – sempre fico contente ao ver cabeças brancas no auditório, com os cabelos grisalhos da maturidade – todos já creram em Jesus? Vocês conhecem a verdade, não querem ouvir a pregação de nada a não ser o evangelho puro e simples; mas será que já se apropriaram dele? Pode-se morrer de forma com pão sobre a mesa e morrer de sede com água pelo pescoço, se a pessoa não comer e beber. Você confiou em Cristo. Se não, como poder permanecer em estado de descrença, se “o que não crê já está julgado, porquanto não crê no Filho de Deus”? (João 3:18). Homens e mulheres na meia-idade, debatendo-se com as preocupações dos negócios, vocês já entraram em Cristo? Eu sei que os pensamentos de vocês estão necessariamente muito ocupados com o mundo; mas você não tem tempo para refletir sobre essa pergunta, ou se arrisca a negligenciá-la: “Você crê no Filho de Deus?” Se a resposta é não, meu amigo, sua vida está por um fio, que, se cortado, tornará certa sua ruína. E vocês, jovens, que prova de bênção vê-los dispostos a vir ouvir a Palavra! Mas será que já a ouviram com seus ouvidos interiores? Já olharam para o meu Mestre? É muito bom vir a Cristo cedo na manhã da vida, para ter um dia longo de felicidade diante de si! Que este seja o privilégio de cada um de nós. É inútil olhar para a porta se você não entra por ela. Que Deus lhe dê graça de entrar, se você ainda não o fez.







Nenhum comentário: