quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A DIFERENÇA FEITA PELA CRUZ (5)



E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências”. (Gálatas 5:24).
IDENTIFICANDO OS VERDADEIROS CRENTES: “Os que são de Cristo...”
         Caro leitor tendo dado as considerações gerais em torno desse verso tão esclarecedor, necessário é que agora entremos nos detalhes a respeito do próprio texto. É alto o preço, mas vale a pena examinar atenciosamente as lições que o Autor sagrado quer nos mostrar. Assim veremos a beleza e a harmonia da Palavra inspirada.
         Visto que queremos descobrir os verdadeiros crentes, quem são eles, e que o verso nos chama a descobrir essas verdades, labutemos bem num exame minucioso. Consideremos a frase: “E os que são de Cristo...”, porque ela nos leva à essa identificação. Paulo quer mostrar que há um grupo de pessoas diferentes; que elas possuem uma natureza diferente; que tem uma atitude diferente em relação aos apelos da carne. Enquanto a maior parte vive para servir a carne com suas paixões, delícias e prazeres sensuais, esse grupo luta contra essas coisas. Por quê? Porque eles “... são de Cristo...”!. A lição é bem clara e Paulo é  bem definido. Enquanto o mundo lida com diferenças religiosas, aparências e outras picuinhas insensatas, a Palavra de Deus mostra que há um grupo de homens e mulheres que são diferentes no trato com os desejos carnais, porque simplesmente “... são de Cristo...”.
         Caro leitor, eles “...são de Cristo...” em que sentido? A carne também poderá se exaltar e declarar que pertence a Cristo. Por essa razão devemos examinar a declaração de Paulo à luz daquilo que toda Palavra de Deus nos mostra. Primeiramente mostro que eles são de Cristo no sentido de origem. Digo e afirmo que eles “...são de Cristo...”, porque foram originados do sacrifício do Senhor na cruz. A morte de Cristo foi como que dores de parto para que o Filho apresentasse ao Pai e pudesse dizer: “...Eis-me aqui, e os filhos que Deus me deu...” (Hebreus 2:13). Eles foram os objetos desse tremendo amor do Senhor, a fim de que esses pecadores pudessem escapar da Ira divina e dos terrores eternais.
         Já declarei anteriormente que a vida do crente começa na cruz e é a partir dali que a vida cristã verdadeira tem seu real sentido de vida. É a partir da cruz que começa a contar a kilometragem até o céu; é a partir da cruz que o salvo passa a trilhar no caminho realmente iluminado; é a partir da cruz que o andar toma sentido em viver como um homem deve viver, na esperança da glória porvir.
         Prosseguindo, compreendemos “...os que são de Cristo...”  na própria maneira como eles vivem. Olhe os genuínos crentes! Contemplem a humildade e simplicidade deles! Vejam a fé fervorosa que domina seus corações! Vejam a maneira como encaram santidade, como vivem separados para Deus, desejando em tudo agradar-Lhe! Veja também o amor que envolve suas vidas, como realmente eles entendem o significado do amor de Cristo em seus corações e como provam isso no amor uns para com os outros! Veja também o caminho da justiça pelo qual andam! Como prova pela honestidade, integridade, respeito, honra e fidelidade que são pessoas diferentes na sociedade! Veja como o próprio mundo percebe a diferença, por isso eles são muitas vezes discriminados e perseguidos, por causa dessa ligação que têm com Cristo, o Filho de Deus.
         Acrescento que podemos compreender que “...são de Cristo...”, pelo modo como eles valorizam as coisas eternas. O caminho do salvo reveste as coisas deste mundo com o brilho da eternidade. Os santos de Deus amam o reino de Deus e são servos e súditos desse reino. Acabou a escravidão na viviam, subjugados aos vícios maldades praticadas contra seu próximo. Agora pertencem a Cristo! Pertencem ao Rei da glória!
         E você, caro leitor? Foi um dia libertado do pecado para servir a Cristo para sempre? Agora faz parte desse exército de santos que caminha para o céu?
        

Nenhum comentário: