quinta-feira, 30 de outubro de 2014

ESTUDOS NO SALMO (20a)



"Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios; não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores". Salmo 1
         Amigo, no verso 4 deste Salmo vimos o que Deus diz a respeito do ímpio. Ele não é igual ao justo, e é como palha. Agora passamos para o verso 5, onde o Espírito Santo põe-nos diante de um quadro tétrico a respeito do ímpio. Esse verso aponta-nos para o futuro do ímpio, daquele que não é salvo. Oh! que diante dessa verdade eterna, o amigo, que ainda não é salvo venha a Cristo Jesus para ser salvo; que leve sério a sua situação; que não procrastine diante da urgente chamada divina ao arrependimento.
         O que será do pecador ainda não salvo naquele dia eterno? Enquanto ainda está neste vale de tristeza e dor, o pecador pode ser salvo por Cristo; ainda há esperança para aquele que é condenado; a misericórdia de Deus brilha na escuridão do pecado, convidando o homem ao arrependimento. Mas o que vemos no verso 5? Vemos "juízo". No juízo não haverá mais misericórdia.
         Examinemos bem esse verso. ali mostra o ímpio diante do trono de julgamento; diante da face daquele que é competente para julgar vivos e mortos; ainda mais mostra o ímpio em relação aos justos naquele dia. Então, o que vemos no verso 5? Vemos o julgamento daquele que ainda não foi a Cristo para ser salvo, e o lugar para onde irá tal pessoa; ele não estará na companhia dos justos. Em primeiro lugar veremos a situação descrita no começo do verso: "pelo que os ímpios não subsistirão no juízo". Amigo ouvinte, é mister que saiba que o Espírito Santo está apontando para o outro lado, na eternidade. Você está indo em direção ao rio da morte, e terá que passar. Não há outra solução; é o destino certo para todos os mortais; é o terrível salário do pecado como afirma o Espírito Santo em Romanos 6:23.
         Por enquanto os seus olhos só podem ver o lado de cá, antes do rio. Enquanto você estiver deste lado você não pode e não consegue enxergar a realidade do que é a eternidade. Você ignora a sua situação; você não leva a sério o seu destino; você é tão ocupado com as coisas do lado de cá, tão amante daquilo que seus olhos podem ver, que você não dá importância para a sua desgraça que virá quando, de repente seus olhos físicos forem fechados, e então os olhos da alma abertos. Satanás virá com seus falsos ensinos; com doutrinas provenientes do inferno e fará com que você não dê ouvidos àquilo que o Glorioso Deus ensina em sua Palavra.
         Ele vai sussurrar em seus ouvidos que não tem julgamento futuro; que não existe esse negócio de inferno; que inferno é aqui mesmo. Ele virá com muita astúcia dizendo que Deus é um Deus de amor e não jogará asa suas criaturas no sofrimento eterno. Ele virá com o ensinamento de um suposto purgatório; ele virá com o ensino venenoso da reencarnação; ele é assim, pai da mentira; e as suas mentiras aparecem bonitas, elegantes, "joias". Satanás é assim e sempre será assim. Aqueles que lhe seguem vão abraçar a mentira com "unhas e dentes".
         Outra realidade quanto a sua situação enquanto está no lado de cá, é que você está vendo pessoas a todo dia partindo para a eternidade, e você não para  e analisa. Alguém partiu para a eternidade, e que não tem mais fim. Você não para  e pensa que poderia ter sido você, e que foi a misericórdia divina que lhe segurou do lado de cá concedendo-lhe uma oportunidade para o arrependimento. Meu amigo, onde está o seu refúgio? Onde você está segurando? O que é que tem aqui que pode lhe conceder segurança? O que é que pode lhe conceder pleno descanso à sua alma? Procure aqui neste mundo alguma coisa que lhe dê plena certeza, plena paz, garantia de que não há mais julgamento para você.

Nenhum comentário: