sexta-feira, 31 de outubro de 2014

VIVO POR FORA, MORTO POR DENTRO (final)



“...Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto”. Apocalipse 3:1-6.

A TERRIVEL DECLARAÇÃO DO SENHOR: “tens nome de que vives, e estás morto”.
         Caro leitor, quão perigoso é quando as almas vagueiam na luz da apostasia e não na luz que irradia da cruz! Os homens podem acender tochas perante os olhos de muitos que vivem na escuridão, mas somente o Espírito Santo pode iluminar a alma com a luz eterna do Salvador e da salvação. Tem alguns besouros que gostam da luz e circulam em torno de uma lâmpada acesa por algum tempo, até caírem e morrerem. Assim muitos circulam em torno da luz da salvação, mas foram salvos. Foi exatamente isso o que o escritor de Hebreus mostra no cap. 6, pois muitos para os quais a carta foi dirigida; muitos que foram iluminados na mente, por isso participaram de tudo, de todas as bênçãos e até mesmo das convicções que os santos têm. Mas o que aconteceu é que eles se afastaram e o verdor aparente mostrou que era superficial, pois não tinha nada de raiz. A chuva de bênção que caía sobre os santos, fazendo com que estes produzissem fruto, neles, entretanto nada produziu, a não ser espinhos e abrolhos (Hebreus 6:4-8).
         Caro leitor, quão perigosa é a aparência de vivo, quando a alma ainda está morta! Muitos correm para o ambiente cristão porque têm medo do juízo, assim como víboras fogem do fogo (Lucas (3:7). É isso o que acontece quando muitos fogem pensando que conseguiram se esconder da ira vindoura. Muitos se escondem e usam a bíblia para ver os sinais dos tempos, porque têm medo do iminente Dia do Senhor. Mas João Batista disse para todos que corriam a fim de ouvir sua mensagem que a única prova de que estavam arrependidos era mostrando fruto de arrependimento (Lucas 3:8). Veja o que o Senhor da glória diz: “tens nome de que vives e estás morto”. O que Ele está fazendo? Nosso Senhor está tomando o pulso espiritual de muitos e mostrando que não há qualquer pulsação de um coração transformado.
         Veja que o Senhor da glória mostra. Ele afirma que não há qualquer sinal de que um novo coração está em pleno funcionamento, porquanto não houve os sinais vitalícios da vida que há no Filho ainda não estão neles. Simplesmente não houve novo nascimento, por isso aquelas almas ainda estão mortas e habitam no “vale de ossos secos” (Ezequiel 37). Não há qualquer sinal de um viver obediente. Não há prazer em abandonar o mundo, os ídolos, as famigeradas paixões, o gasto com aquilo que simplesmente prazer da carne e o prazer por estar na companhia dos ímpios. Os verdadeiros crentes tropeçam e são muitas vezes atraídos a essas coisas, mas logo percebem o quanto não pertencem mais ao ambiente que outrora tanto amavam e venerável, pois agora querem agradar o Senhor que os resgatou pelo sangue.
         Também, não há sinal de santidade, prazer por agradar a Deus. Os crentes nesta vida ainda estão revestidos da carne com toda sua corrupção e engano. Mas a verdade que os santos entendem que foram salvos para serem santos (Efésios 1:4). Há nos crentes uma natureza santa, por isso querem e lutam para alcançar santidade. Eles sabem que seu Deus é santo, por isso querem atingir essa identificação com seu Senhor dia após dia na prática, na experiência e na luta atroz contra o mal. Mas, naqueles que estão interiormente mortos não há qualquer sinal de desejo por santidade. Suas lutas são exteriores, mas não movidos pelo esforço do Espírito na luta contra a carne. O coração é mundano e a idolatria é interna.
         Também, não há qualquer desejo por oração nem prazer pela palavra. Os mortos espirituais desprezam a Palavra, assim como o leão despreza um prato de hortaliças. Eles podem carregar a bíblia em seus braços, mas a desprezam em suas casas, porque a palavra de Deus nada tem para seus anseios mundanos e carnais. Suas bíblias são colocadas nos cantos, enquanto assistem suas novelas, filmes e saem para os prazeres mundanos.
         Nosso Senhor afirma que estão mortos, mesmo que por fora tudo indica que eles estão vivos. Mas é o Senhor quem verifica tudo e dá diagnóstico. Mesmo assim Ele entra para chamar tais pecadores ao arrependimento e à conversão verdadeira.

                 












Nenhum comentário: