segunda-feira, 27 de outubro de 2014

O NÉSCIO, O LOUCO E O SÁBIO (2)



Os néscios são mortos pelo seu desvio e aos loucos, a sua impressão de bem-estar, os leva à perdição. Mas o que me der ouvidos, habitará seguro, tranquilo e sem temor do mal” (Provérbios 1:32,33)
A TRISTE SITUAÇÃO DOS NÉSCIOS:
         Caro leitor tendo dado uma breve introdução chegou o momento para que passemos às particularidades mostradas no texto. Precisamos saber o que significa o termo traduzido por “néscios”, usado na versão atualizada. Deixo para os eruditos em hebraico descobrir as profundidades dessa palavra, o que literalmente significa. Vou trabalhar com aquilo que tenho em mãos, pois creio que o vocábulo “néscios” traz para nós aquilo que o Espírito Santo quer nos comunicar. Em nosso dicionário, “néscio” significa “ignorância”; alguém que não estudou, não examinou, não averiguou tudo, a fim de tomar decisão certa.
         No tocante a linguagem das Escrituras podemos afirmar que o “néscio” é aquele que ignora Deus, que desconhece a verdade acerca de Deus. O “néscio” nada sabe da verdade, anda conforme seus próprios pensamentos e segue a vida sem pensar nas consequências. Temos nas Escrituras ilustrações que mostram o viver tolo e insensato dos homens no pecado. Quando Paulo esteve na cidade grega de Atenas (Atos 17) o apóstolo presenciou um povo culto, mas completamente ignorante acerca de Deus. A iluminação deles era pautada em conhecimentos acerca daquilo que os filósofos ensinaram. Mas, em meio às luzes da cultura humana, eles não sabiam que eram pobres cegos tateando na escuridão. Estavam convencidos que eram ilustres, sábios, mas não passavam de loucos.
         Foi ali que Paulo, mediante uma clara mensagem bíblica mostrou a verdade acerca do “Deus desconhecido”. Mas a cegueira deles não resultava de uma ignorância inocente; não era porque faltava alguém para fornecer-lhes luz da revelação bíblica, pois mesmo depois de terem ouvido a mensagem pregada por Paulo, aqueles varões estavam prontos a dar às costas e recusar ouvir a voz de um servo de Deus. Paulo disse para eles que Deus não levou em conta o tempo da ignorância deles; que essa ausência de conhecimento não os livraria do Juízo vindouro, porque eles tinham luz suficiente na criação para declarar que eram culpados de não dar a Deus a glória devida a Ele.
         Caro leitor, milhões de pessoas vivem assim neste mundo, em completa ignorância acerca de Deus. Mas não pensemos que eles estão livres, jamais! Vemos isso no cap. 1 de Romanos, onde Paulo afirma que toda população mundial recusou dar a Deus a glória e a honra, porque querem viver na mentira. Não pensemos que basta a chegada da luz bíblica que as nações hão de crer. Todos os homens no pecado são “néscios” porque querem ser; foi a decisão tomada em Adão. Eles simplesmente disseram “não!” à verdade; eles simplesmente recusaram a justiça de Deus (Romanos 1:18; eles simplesmente contemplaram e contemplam a criação e odeiam no íntimo exaltar o Criador. Eles recusam a verdade de forma veemente em seus corações, justamente porque odeiam Deus. Muitos “néscios” querem luz, mas a luz mundana. Eles são vistos no livro de Eclesiastes vendo tudo abaixo do sol, nada mais.
         Mas essa ignorância é destruidora, letal. Veja o que Deus diz em Isaías 55: “Meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor” (verso 8). Por que homens e mulheres recusam a luz bíblica, a luz da revelação de Deus? Porque simplesmente fizeram isso no Éden! Essa decisão já foi tomada um dia em Adão. A raça humana está ligada ao seu chefe federal – Adão. Mesmo que milhares são chamados de sábios, de filósofos, de estadistas, cultos, poderosos, mas não passam de pobres “néscios”. Deus os chama assim, Deus não poupa palavras, a fim de mostrar que são pobres vermes os quais rastejam nesta vida, crendo que são espertos. Não querem ouvir a verdade revelada! Gritam contra os pregadores do evangelho! Xingam a Deus no íntimo e estão armados contra Deus. Mas a verdade que Deus tem salvado milhares e milhares de “néscios”! Eu era um desses e para mim o Senhor estendeu Sua compaixão! E é essa compaixão que está estendida aos pecadores arrependidos agora!

Nenhum comentário: