sexta-feira, 24 de outubro de 2014

A ÚNICA PORTA (3)



                        Spurgeon
Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem” (João 10:9).
         O português claro desta metáfora, então, diz exatamente isto: para ser do povo de Deus, o essencial é a dependência simples de Jesus Cristo. Se você não tem isto – não importa que o batiza, ou lhe dá o pão e vinho consagrado, ou emociona você com uma esperança de salvação para a qual não há garantia – você morrerá em seus pecados, apesar de todos os seus sacramentos, se não vier a Cristo. Nenhum outro meio de admissão no céu pode ser posto além da simples dependência Daquele que derramou Seu sangue e morreu na cruz do Calvário. A pregação de qualquer outro sistema é mero engano contra o qual fomos advertidos, ou é uma armadilha coloca para apanhar os desatentos.
         Preste atenção: a fé simples, quando genuína, deixa claro que você entra por Cristo que é a porta, porque uma fé assim leva à obediência. Como você pode imaginar que é membro da sua igreja se não é obediente a Cristo? É necessário que quem confia em Cristo se torne servo de Cristo. A fé real nunca tropeça nisso, antes se delicia nisso. Cristo disse: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (João 14:15). Se não guardarmos os mandamentos de Cristo a partir do princípio do nosso amor por Ele, nossa religião é inútil. “Sem santificação ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14). Podemos falar o quanto quisermos sobre experiências e convicções interiores, porém “pelos seus frutos os conhecereis” (Mateus 7:16). O Espírito de Deus é o Espírito de santidade. Quando Cristo entra na alma, toda iniquidade precisa ser purgada dela. Você sabe como Malaquias descreve a Sua vinda. Ele nos anuncia a promessa de que o Senhor a quem buscamos virá ao Seu templo de repente: quem procura, acha. O que ele acrescenta? “Mas quem poderá suportar o dia da sua vinda? Porque Ele é como o fogo do ourives e como a potassa dos lavandeiros” (Malaquias 3:2). O fogo do ourives queima as escórias e o sabão do lavandeiro tira as manchas; da mesma forma, se Cristo está em você, você passará por um refinamento que queimará seu pecado interior, e você será submetido a uma lavagem com o sabão mais forte, para limpá-lo de todas as suas iniquidades. “Não vos enganeis, de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7). Se vivermos de acordo com a carne iremos morrer; se, pela graça de Cristo, vivemos Nele, confiando Nele e servindo a Ele – sendo que o serviço é a evidência da confiança, e a confiança a evidência da Sua eleição – então você entrou na igreja pela porta, e você está bem.
         Bem, se Cristo é a porta, e se nós entramos na igreja por esta porta, não importa muito para nós o que aquele senhor idoso em Roma pensa de nós (o Papa). Ele pode querer nos excomungar. Isto ele gosta de fazer. Ele é bom em maldizer; o que importa? Se sou nova criatura em Cristo Jesus, não dou a mínima às afrontas do Papa. Além disso há muitos difamadores hoje em dia que estão dizendo: “Os não conformistas não passam de um bando de heréticos. Nós temos a sucessão apostólica, os sacramentos e os sacerdotes”. Ora, eles se gabam de serem “católicos”, apesar de sua alegação ser desautorizada tanto pela Babilônia aqui de baixo como pela Jerusalém lá de cima. Que se vangloriem. Enquanto temos a Cristo, eles que fiquem com sua sucessão apostólica e todos os outros lixos. Ele é a porta, e, se entramos por Ele, está tudo muito bem.
         Eu gosto da história dos moradores das ilhas Sandwich que tinham sido convertidos por intermédio de um dos nossos missionários e já estavam ouvindo o evangelho há anos. Um dia, dois ou três senhores lhes perguntou para que tinham vindo. Eles responderam: “Viemos para instruí-los na fé verdadeira e ensiná-los”. Bem – disseram aqueles, - se o seu ensino é verdadeiro e de acordo com as Escrituras, iremos ouvi-los.
(continua)






Nenhum comentário: