segunda-feira, 27 de outubro de 2014

A DIFERENÇA FEITA PELA CRUZ (2)



       TEXTO:       GÁLATAS 5:24 “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências”.
A CRUZ DE CRISTO – MENSAGEM CENTRAL DE GÁLATAS
         Prezado leitor, na meditação inicial procurei expor a necessidade desse tema à luz daquilo que está ocorrendo em nossos dias, não só aqui no Brasil como no mundo inteiro. A voz ecumênica tem penetrado nas até mesmo nas fileiras conservadoras, na tentativa de frustrar a pregação do evangelho. Todo esforço das trevas tem em vista anular o fundamento eterno: “Ora, destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo” (Salmo 11:3). Obviamente, não há possibilidade de destruir os fundamentos eternos do evangelho. O que satanás faz é desviar os pregadores dessa firme e inabalável estrutura. Meu labor nesta página é mostrar a estrutura na qual está firmado esse verso em Gálatas 5:24: “E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências”. Tendo feito isso voltaremos nossos olhos para que examinemos juntos os detalhes e organização desse verso, para que em cima dessas coisas possa aplicar as verdades.
         Quando encaramos esse verso percebemos imediatamente que há clara diferença entre os verdadeiros crentes e aqueles que não são. Outro detalhe é que não há possibilidade tomar alguém, como um amigo, parente, filho, etc. e fazer dele um crente. Podemos tornar alguém um adepto de nossa denominação, alguém que fale nosso vocabulário religioso, mas não podemos torná-lo um crente. Outro detalhe visto à luz do verso é que a Palavra de Deus não apresenta os verdadeiros crentes do ponto de vista religioso, conforme o mundo apresenta. Não está em voga a aparência, o modo de vestir, de agir sacrificialmente em alguns detalhes do viver, etc. Esqueçamos dessas pinturas religiosas! Esqueçamos dessas manipulações carnais! Foquemos nossos olhos no texto, a fim de que sejamos tomados no coração pela verdade, conforme o Espírito Santo nos apresenta.
         Observemos bem que Paulo trata de crucificação, um assunto tão odiado e rejeitado pela natureza corrompida do homem: “E os que são de Cristo crucificaram...”. essa verdade está de pleno acordo com todo ensino da carta aos Gálatas. Em toda carta vemos que o assunto central é a cruz de Cristo e a ligação dos salvos com esse evento. Notemos bem no cap. 2 verso 20: “Já estou crucificado com Cristo...”. Neste texto Paulo mostra como a cruz lidou de uma vez por todas com as exigências perfeitas e amaldiçoantes da lei, de tal maneira que os salvos estão livres dessas terríveis imprecações (3:13).
         No cap. 6 verso 14 Paulo mostra como a cruz lidou com o mundo: “Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo”. O mundo odeia a mensagem da cruz porquanto ela revela a justiça do Filho de Deus. Ora, o mundo odeia essa justiça que agora é vista nos crentes. O sistema mundano condena o Justo Senhor e proclama Sua morte, mas livra um Barrabás homicida. O mundo aponta suas armas contra os santos de Deus, justamente porque eles representam o Senhor crucificado pelo mundo, mas que ressurgiu: “...da justiça porque vou para meu Pai...” (João 16:10).
         Prezado leitor, agora puxo sua atenção de volta para Gálatas 5:24. Veja bem que o texto trata da cruz em relação à carne: “...crucificaram a carne...”. A lei, o mundo e a carne! A cruz de Cristo lidou com esse poderoso triângulo: A religiosidade da lei, a religiosidade do mundo e as tentativas inoperantes da carne em satisfazer a lei e o mundo.
         Querido leitor, se você afirma ser um crente, pergunto onde começou sua vida cristã? A mensagem ouvida foi a mensagem da cruz? Foi ali que você chegou com todo fardo do pecado e conheceu Aquele que morreu em seu lugar, ocupando o lugar que você merecia e recebendo sobre Si toda fúria da Ira de Deus?

Nenhum comentário: