quinta-feira, 30 de outubro de 2014

O NÉSCIO, O LOUCO E O SÁBIO (5)



Os néscios são mortos pelo seu desvio e aos loucos, a sua impressão de bem-estar, os leva à perdição. Mas o que me der ouvidos, habitará seguro, tranquilo e sem temor do mal” (Provérbios 1:32,33)
A TRISTE SITUAÇÃO DOS NÉSCIOS:
         Caro leitor, o mundo inteiro é o cenário das atividades abomináveis e insensata de homens e mulheres que ignoram a verdade, que fogem da luz porquanto anelam viver saboreando suas malignas paixões. O corpo do néscio é o usado continuamente para a maldade. No cap. 6 de Romanos, Paulo mostra essa verdade àqueles que um dia foram salvos. Paulo mostra que foi na cruz, na união com Cristo em Sua morte e ressurreição que foi tratado de uma vez por todas a triste condição dos crentes, libertando-os da escravidão do pecado, a fim de que pudessem, livres servir a justiça.
         Diante dessa verdade meditemos seriamente na condição de homens e mulheres que vivem nesciamente em seus pecados. A bíblia deixa bem claro que eles estão completamente submissos às ordens daquilo que domina seus corações – o pecado. Não há como mudar isso, senão por meio da obra do Espírito de Deus. É impossível mudar o viver do ímpio, mesmo que seja acorrentado em qualquer sistema religioso, seu coração permanecerá mundano e carnal. Ele só pode ser refreado pelo poder de Deus, caso contrário descerá até ao mais profundo poço da perdição, na busca daquilo que é ainda mais prazeroso em suas corrupções. Tomemos um Joás e coloquemos sob o comando de um Joiada (2 Crônicas 24), mas espere o piedoso Joiada morrer, para que o pervertido Joás saia de seu esconderijo e mostre suas garras de terror. Um homem cuidava de um tigre desde quando era um filhote. Cresceu como seu bichinho adorável, de estimação. Mas um dia ele foi dar comida à fera e tinha uma ferida sangrando em sua mão. Quando o animal sentiu o cheiro de sangue, todo seu anseio sangrento veio à tona para matar e devorar aquele homem.
         Caro leitor, assim é o homem no pecado. Mesmo que lhe faça sempre o bem; mesmo que esteja cercado de todo favor divino; mesmo que tenha provas claras acerca do amor de Deus, mesmo assim mais cedo ou mais tarde ele há de revelar o que é no coração. Vemos essa verdade em Isaías 26:10: “Ainda que se mostre favor ao perverso, nem por isso aprende a justiça; até na terra da retidão ele comete a iniquidade e não atenta para a majestade do Senhor”. Caro leitor, todo ser espiritual do homem é morto, portanto é inútil tentar reformar um morto. Mortos carecem de viver, precisam ser ressuscitados, caso contrário seguirá as normas da contínua decomposição.
         Quantos acham que os homens podem ser modificados! Quantos acham que homens e mulheres podem ser transformados se forem colocados num ambiente melhor! Eles podem ficar melhores num sentido natural, mas espiritualmente não passarão de defuntos bonitos. Entregues no pecado eles prosseguirão com os membros de seus corpos oferecidos ao pecado para a escravidão, da impureza para a maldade (Romanos 6:19). O mundo é o vale de ossos secos (Ezequiel 37); é o lugar de homens e mulheres que saem de seus sepulcros a fim de servir ao pecado.
         Caro leitor, não há como mudar os homens, a não ser que o Senhor Deus venha em Sua intervenção, para chamar-lhes da morte para a vida. Os néscios entregues a si mesmos serão sempre néscios, tolos, iníquos, vãos e inúteis. Mesmo que aos nossos olhos parecem bondosos, amigos e diferentes de outros. O fato é que no pecado são odiadores de Deus e completamente estranhos à vida que há no Filho.
         Caro leitor, o evangelho opera com o poder da ressurreição; o evangelho é Deus entrando no território dos mortos; esse trabalho pertence ao Pai e ao Filho (João 5:21). Eu não posso mudar ninguém; não há pregador que possa transformar os homens. O trabalho é soberanamente do Deus que afirma que a salvação não é de quem quer, nem de quem corre, mas sim de usar Ele de misericórdia! Não é maravilhoso isso? Pois é, o evangelho é a exposição dos maravilhosos atos da graça no meio dos homens!


        

Nenhum comentário: